Inflação: Mensalidades Escolares, Frutas e Streaming ficam mais caros

aumento

IPCA revela desaceleração da inflação, porém, preços de itens como mensalidades escolares, frutas e serviços de streaming pesam no bolso

A inflação oficial do país registrou uma desaceleração em março, atingindo 0,16%, mas isso não representou alívio financeiro para os consumidores. Os principais vilões do aumento de preços no mês foram as mensalidades escolares, frutas, legumes e os serviços de streaming. Os dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (10).

Leia também: A volta do DPVAT: Câmara aprova recriação do seguro obrigatório

A alta nos preços dos alimentos e bebidas, com um aumento de 0,53%, foi o principal fator influenciador desse cenário. Destacam-se os tubérculos, raízes e legumes, que tiveram um aumento de 16,51%. A cenoura (45,08%) e a batata inglesa (17,74%) lideraram as altas dentro deste grupo.

As frutas também contribuíram significativamente para esse panorama, com aumentos expressivos nos preços da manga (47,40%), laranja-lima (32,58%), laranja-lima (21,16%) e banana prata (26,61%).

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, seis registraram alta em março. Após alimentação e bebidas, o maior impacto veio do grupo saúde e cuidados pessoais (0,43%), impulsionado pelos aumentos nos planos de saúde (0,77%) e nos produtos farmacêuticos (0,52%), com destaques para anti-infecciosos e antibióticos (1,27%) e analgésicos e antitérmicos (0,55%).

Aumento das Mensalidades Escolares:

Os preços ligados à educação tiveram um aumento significativo este mês, com uma elevação de 5,47%. As mensalidades do ensino médio e fundamental aumentaram em 8,51% e 8,24%, respectivamente, enquanto os preços da pré-escola subiram 8,05% em março.

Streaming Mais Caro:

Os serviços de streaming também registraram um aumento nos preços repassados aos assinantes, que desejam ter acesso aos benefícios oferecidos pelas plataformas. Em março, a inflação do setor atingiu 9,29%.

Fique atualizado com as notícias sobre economia e muito mais. Siga a gente no Google News

Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

Artigos: 1620

Deixe um comentário