Imposto de Renda 2024: Dá pra fazer a declaração mesmo não tendo feito nos anos anteriores?

TAG Notícias

O prazo para realizar a declaração do Imposto de Renda está se aproximando rapidamente. Mas e se você estiver com pendências dos anos anteriores? Não se preocupe! Ainda há tempo para ficar em dia com o Fisco e evitar possíveis complicações.

Leia também: Guarda municipal é baleada em tentativa de assalto em avenida de SP

Segundo Adriana Alcazar, sócia da Seteco Consultoria Contábil, é possível fazer a declaração sem ter feito a de anos anteriores. No entanto, ao preencher a declaração do IR deste ano, referente ao ano calendário de dezembro de 2023, será necessário informar a situação dos anos anteriores, mesmo que não tenha declarado.

“Então se a pessoa não entregou a do ano calendário de 2022 que deveria ter sido entregue no ano passado, quando ela entregar a deste ano, ela vai ter que preencher a coluna com a posição de 31 de dezembro de 2023 e também a posição de 31 de dezembro de 2022”, explica Adriana.

Portanto, é recomendável que o contribuinte regularize sua situação, realizando a declaração do ano não apresentado e pagando a multa correspondente, a qual é calculada da seguinte forma:

  • Multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso com os valores mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.
  • Inexistindo imposto devido, multa de R$ 165,74.

A multa começa a contar a partir do dia seguinte ao término do prazo, ou seja, após 31 de maio, até o mês da apresentação do lançamento de ofício.

Para regularizar sua situação, alguns documentos serão necessários, tais como:

  • Informe de rendimento de salários ou distribuição de lucros.
  • Informe de rendimentos bancários (emitido pela operadora financeira).
  • Movimentação dos bens vendidos e adquiridos de 01/01 a 31/12 de cada exercício não entregue.
  • Despesas médicas e gastos com plano de saúde, incluindo posição dos reembolsos.
  • Posição de financiamentos.
  • Valores de contas no exterior.

É importante lembrar que a Receita Federal determina um limite de cinco anos para preencher e enviar declarações atrasadas.

Não deixe para depois! Regularize sua situação com o Imposto de Renda agora mesmo e evite multas e problemas futuros. Siga a gente no Google News para mais dicas e informações atualizadas sobre finanças e tributação. Siga a gente no Google News

Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

Artigos: 1561

Deixe um comentário