Hurb não cogita pedir falência e faz promessa a clientes até o final do ano

TAG Notícias

O antigo Hotel Urbano, a Hurb, enfrenta problemas na justiça por conta de atrasos

O Hurb (ex-Hotel Urbano) vem enfrentando uma crise financeira sem precedentes nos últimos meses. Nesta situação, a diretora de comunicação, Ana Carolina Feliciano, afirmou em entrevista ao UOL que a agência de turismo online tem planos para resolver as pendências com os clientes que compraram viagens e não embarcaram até o final deste ano.

+ Farmácia Pague Menos anuncia corte de novas lojas e redução de 66% em unidades

Para isso, a empresa está trabalhando com a previsão de que o cliente irá embarcar e oferece três opções para resolver o problema: reembolso, cancelamento ou crédito.

A fim de ajudar na reestruturação financeira da empresa, o Hurb contratou duas consultorias, que estão responsáveis por auxiliar na negociação de crédito com bancos.

A agência de turismo não revela detalhes do planejamento e nem o valor atualizado da dívida, mas há rumores de que o montante a ser pago para fornecedores, como companhias aéreas e hotéis, ultrapasse R$ 100 milhões.

Alguns débitos já foram quitados, como é o caso da Accor, gigante da hotelaria. No entanto, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) prorrogou até recentemente o prazo de uma medida cautelar para a empresa esclarecer se tem condições financeiras de honrar com as viagens, pois recebeu cerca de 11.261 reclamações contra o Hurb só este ano e em 2022 foram 12.764 registros.

Recentemente, Otavio Brissant assumiu o comando do Hurb de forma interina após o antigo CEO da companhia, João Ricardo Mendes, gravar um vídeo ameaçando e expondo dados de um cliente. Mendes permanece como principal acionista e responsável legal pela agência.

Apesar das dificuldades financeiras, a diretora afirmou que a empresa não cogita pedir recuperação judicial e que a agência de turismo online atualmente não tem dívidas com bancos e depende apenas de capital próprio.

Entretanto, a companhia afirma estar em contato com instituições financeiras para buscar dinheiro para resolver débitos com fornecedores. A empresa está seguindo toda a cartilha de reestruturação e retomando conversas com bancos para solucionar seus problemas financeiros.

Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

Artigos: 1823