O Rio Guaíba, importante curso d’água que banha o estado do Rio Grande do Sul, está prestes a atingir níveis críticos, alerta o vice-governador Gabriel Souza. Em entrevista à CNN neste domingo (12), Souza indicou que o nível do lago Guaíba poderá ultrapassar os cinco metros, atingindo o ápice da subida entre terça e quarta-feira.
Leia também: Morre ator Paulo César Pereio, ícone do cinema brasileiro, aos 83 anos
Atualmente, o nível do Guaíba está em 4,65 metros, e previsões da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sugerem que poderá chegar a 5,5 metros nos próximos dias. O vice-governador explicou que as chuvas na Serra Gaúcha e no litoral norte estão sobrecarregando os rios da região, contribuindo para o aumento do nível do Guaíba.
Caso o Guaíba alcance os 5,5 metros, estará 2,5 metros acima do nível de inundação, que é de 3 metros. O último pico registrado foi no domingo passado (5), atingindo a marca histórica de 5,33 metros, resultando em graves inundações.
Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp
As consequências das chuvas intensas já são devastadoras, com 143 mortes relatadas devido às enchentes e tempestades recentes, conforme dados da Defesa Civil. Diante desse cenário, a população da região metropolitana de Porto Alegre permanece em alerta máximo.
Siga a gente no Google News para receber atualizações sobre a situação do Rio Guaíba e outras notícias importantes!