Logo
Virou notícia, virou Tag!
fiscalização

Governo recolhe 8 lotes de café com indícios de fraude e impurezas; veja marcas

Cascas e madeiras, acima dos limites permitidos, foram encontradas em pacotes de café durante uma operação do Ministério da Agricultura

Facebook
Twitter
LinkedIn
Governo recolhe 8 lotes de café com impurezas (Foto: Reprodução)
Governo recolhe 8 lotes de café com impurezas (Foto: Reprodução)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou o recolhimento de oito lotes de café que apresentam indícios de fraude. Nos pacotes do tipo torrado e moído, fiscais identificaram pedaços de cascas e madeira que excedem os limites permitidos pela legislação, misturados aos produtos.

O excesso desses resíduos tem a intenção de aumentar o volume dos pacotes, de acordo com o Ministério.

Leia também: Casas Bahia volta a focar no varejo para reverter imagem ruim da empresa no mercado financeiro

Os lotes apreendidos pertencem às marcas Fazenda Mineira, Jardim, Lenhador Extra Forte, Lenhador Tradicional, Balaio, Bico de Ouro e Bico de Ouro 100% Puro Robusta. Os lotes afetados são:

  1. FAB08DEZ22 da Fazenda Mineira
  2. 046/23/3D da Jardim
  3. 59 da Lenhador Extra Forte
  4. 59 da Lenhador Tradicional
  5. 58 da Balaio
  6. 02 e 05 da Bico de Ouro
  7. 04 da Bico de Ouro 100% Puro Robusta

As fiscalizações a lotes de café começaram no início deste ano, com a entrada em vigor da Portaria nº 570, que define o regulamento técnico do café torrado no Brasil.

Uma força-tarefa composta por 16 auditores fiscais federais agropecuários e agentes do Mapa foi mobilizada nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Distrito Federal para combater a fraude em cafés.

Durante a operação, uma fábrica de café torrado e moído em Minas Gerais foi interditada, e foram apreendidos 20.312 kg de café torrado e moído, além de 16.090 kg de matéria-prima irregular, composta por café com cascas e paus.

O Mapa está atento à qualidade e integridade dos produtos alimentícios para garantir a segurança dos consumidores.

Débora Carvalho
Débora Carvalho
Uma apaixonada por histórias e uma contadora nata. Com base em Belo Horizonte, curso Jornalismo e alimento minha curiosidade incessante por notícias e cultura pop. Se você procura uma abordagem vibrante e envolvente, está no lugar certo!