Governo estuda plano para tirar carros antigos de circulação

TAG Notícias

Governo avalia programa para renovar frota de veículos e combater a poluição

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira, 3, que o governo está considerando um programa que visa tirar de circulação os veículos mais velhos e poluentes do país em prol do meio ambiente.

Segundo Haddad, a ideia é indenizar os donos de veículos antigos com dinheiro proveniente de um fundo alimentado por recursos pagos pelas petroleiras.

“Eu vim tratar com o vice-presidente da possibilidade de estabelecer um programa que usa os fundos das petroleiras e dedicar esse fundo à transição ecológica por meio da renovação de frota, de carros muitos velhos que precisam ser retirados de circulação mediante indenização para que a frota seja renovada em proveito do meio ambiente”, afirmou.

+ Bomba: Lula vai suspender implementação do novo ensino médio e mudanças no ENEM

O que você precisa saber:

  • O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avalia um programa para renovar a frota de veículos do país, visando retirar os mais velhos e poluentes.
  • A proposta é indenizar os donos de veículos antigos com dinheiro de um fundo alimentado por petroleiras.
  • A ideia foi apresentada pelo Vice-Presidente e Ministro da Indústria, Geraldo Alckmin.
  • A proposta é de fácil implementação, segundo Haddad.
  • Detalhes sobre como funcionará o programa para a população ainda não foram divulgados.
  • Vale ressaltar que o Programa Renovar, regulamentado no fim do ano passado, só se aplica a caminhões, implementos rodoviários, ônibus, micro-ônibus, vans e furgões, e não a carros.

O ministro afirmou que a proposta apresentada pelo vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, é de fácil implementação, mas não forneceu detalhes sobre como funcionará o programa para a população.

Vale ressaltar que o Programa Renovar, regulamentado pelo governo Bolsonaro no fim do ano passado, só se aplica a caminhões, implementos rodoviários, ônibus, micro-ônibus, vans e furgões, e não a carros.

Débora Carvalho
Débora Carvalho

Uma apaixonada por histórias e uma contadora nata. Com base em Belo Horizonte, curso Jornalismo e alimento minha curiosidade incessante por notícias e cultura pop. Se você procura uma abordagem vibrante e envolvente, está no lugar certo!

Artigos: 1045