De acordo com um estudo encomendado pelo Google à Forrester, nos próximos 24 meses, aproximadamente 75% dos profissionais de marketing vão necessitar do suporte das agências de publicidade para desenvolver estratégias criativas que atendam às demandas dos consumidores e acompanhem as mudanças do cenário digital.
A pesquisa entrevistou mais de 2 mil líderes de marketing no Brasil, Estados Unidos, Canadá e América Latina para mapear suas expectativas em relação ao trabalho das agências e à capacidade de auxiliar as marcas na jornada de transformação digital.
Com base nessa percepção, o Google pretende assumir um papel prático de auxílio ao mercado publicitário, preparando-o para atender essa demanda crescente nos próximos anos.
Leia também: Criador do ChatGPT diz que: “Os empregos definitivamente vão acabar”
Para materializar essa ideia, o Google lançará na próxima semana a primeira edição do “Google Conecta Agências”, um programa que combinará capacitação e networking, com foco em desenvolver novos líderes para as agências de publicidade.
Como funcionará o Google Conecta Agências?
O Google Conecta é uma plataforma de inspiração e aprimoramento que já promoveu encontros e ações com profissionais de diversos setores de negócios. Entretanto, esta será a primeira vez que o programa direciona sua atenção especificamente para os profissionais de agências de publicidade.
O programa contará com a participação de 50 profissionais e terá duração de três dias, acontecendo na sede da empresa, em São Paulo, nos dias 7, 8 e 9 de agosto.
Segundo Camila Gertner, head de negócios com agências do Google Brasil, a extensão do programa visa permitir que os participantes tenham uma imersão completa no conteúdo, na inovação e no desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado atual. Além disso, o networking é considerado um elemento-chave para o sucesso dos profissionais.
A proposta é que os participantes sejam profissionais que já ocupem funções gerenciais e de liderança em departamentos das agências, mas que não sejam os CEOs ou principais dirigentes.
Futuras edições do programa
Camila Gertner explica que, para essa primeira turma, o Google convidou profissionais de agências que já são parceiras da empresa. No entanto, a intenção é que o programa de formação de líderes seja contínuo e aberto a novas turmas.
Uma nova edição do Google Conecta Agências está prevista para 2024, e a ideia é convidar profissionais de agências de publicidade de diferentes portes e localidades.
Apesar de ser um mercado competitivo, o Google acredita na importância de fortalecer a indústria como um todo, para que os negócios individuais avancem e o setor se torne mais robusto. O programa busca contribuir para a evolução das agências e do mercado de forma coletiva.