O Rio Grande do Sul volta a ficar em alerta com a chegada de uma nova frente fria, prevista para atingir o estado a partir desta quarta-feira. A previsão indica o retorno das chuvas intensas em áreas já afetadas por temporais, aumentando a preocupação com a segurança. O frio intenso pode dificultar as operações de resgate.
Luíza Cardoso, da Climatempo, destaca que essa é a segunda frente fria a se formar, o que mantém a situação delicada nas áreas mais vulneráveis. A previsão aponta que a frente fria se formará na Argentina na terça-feira e se deslocará para o alto mar, influenciando o aumento das chuvas em todo o território gaúcho.
Leia também: Com 78 mortos no RS, FAB usa drones para encontrar isolados
O Exército, responsável pelo auxílio nos resgates, alerta para uma queda brusca de temperatura a partir de quarta-feira, o que pode aumentar o risco de hipotermia para pessoas aguardando socorro. As regiões Sul, Serra, Litoral Norte e Metropolitana de Porto Alegre estão especialmente sob alerta.
A situação pode apresentar melhoras parciais a partir de quinta-feira, com a previsão de uma área de alta pressão que deve reduzir a formação de nuvens carregadas em algumas regiões. No entanto, as regiões Norte e Serra seguem com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia.