Freire Gomes ameaçou prender Bolsonaro caso seguisse ideia de golpe, diz ex-comandante da FAB

TAG Notícias

O ex-comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, teria confrontado o então presidente Jair Bolsonaro após este sugerir a possibilidade de um golpe de Estado, revelam depoimentos prestados à Polícia Federal. Segundo relatos, a ameaça de prisão proferida por Freire Gomes teria sido crucial para evitar uma eventual tentativa de subversão à democracia.

Durante uma reunião no Palácio do Alvorada, em Brasília (DF), presenciada pelo brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica, teria sido apresentada uma minuta do golpe, conforme informaram a CNN, Folha de S.Paulo e posteriormente confirmado pelo Metrópoles.

Leia também: Parlamento Europeu aprova regulação para a Inteligência Artificial

Baptista Júnior, em seu depoimento à PF, relatou que após Bolsonaro insinuar a possibilidade de atentar contra o regime democrático por meio de institutos previstos na Constituição, como a GLO, Estado de Defesa ou Estado de Sítio, Freire Gomes teria reagido dizendo que “caso ele tentasse o tal ato, teria que prender o presidente da República”.

A postura firme do ex-comandante do Exército foi considerada determinante para evitar uma possível consumação do golpe de Estado, de acordo com Baptista Júnior. O relato indica que, se Freire Gomes tivesse concordado com as intenções de Bolsonaro, a tentativa de subversão à democracia teria sido efetivada.

Descubra o poder do CANVA com o melhor curso em vídeo, do básico ao avançado e alavanque suas redes sociais

A resistência de Freire Gomes à ideia de Bolsonaro também teria sido confirmada em depoimentos anteriores à PF, onde ele e Baptista Júnior se posicionaram contrários à trama golpista. Enquanto isso, o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier Santos, teria se colocado à disposição do então presidente da República.

Para mais atualizações sobre os desdobramentos políticos no Brasil, siga a gente no Google News. Clique aqui

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 1727

Deixe um comentário