Fifa afasta dirigente espanhol por beijo forçado em jogadora

TAG Notícias

A Fifa baniu por três anos o ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, devido a um beijo não consentido na atacante Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina, conquistada pela Espanha.

A decisão foi anunciada pelo Comitê Disciplinar da entidade nesta segunda-feira. Anteriormente, Rubiales já havia sido suspenso provisoriamente por 90 dias.

Leia também: Autópsia de Matthew Perry é inclusiva e causa da morte depende de teste toxicológicos

Segundo a Fifa, a violação cometida por Rubiales está relacionada ao artigo 13 do Código Disciplinar da Fifa, referente a “comportamento ofensivo e violações dos princípios do fair play”.

Este artigo abrange diversos atos passíveis de punição, incluindo violações das regras básicas de conduta, insultos a indivíduos de maneira ofensiva, uso de eventos esportivos para manifestações não esportivas, comportamentos prejudiciais à reputação do futebol e/ou da Fifa, além de alteração ativa da idade de jogadores em documentos de competições sujeitas a limites de idade.

Rubiales tem um prazo de dez dias para solicitar uma decisão fundamentada e pode entrar com um recurso no Comitê de Apelações da Fifa.

O caso, que gerou repercussão na esfera esportiva, foi levado à Justiça espanhola após Jenni Hermoso denunciar Rubiales por agressão sexual e coerção. Durante seu depoimento em setembro perante a Audiência Nacional, Rubiales negou as acusações.

Atualmente, ele está sujeito a uma ordem de restrição que o proíbe de se aproximar da jogadora, estabelecendo uma distância mínima de 500 metros.

Rubiales, diante do repúdio no mundo do futebol, renunciou à presidência da federação espanhola no mesmo dia em que Jenni Hermoso retornou aos gramados pelo Pachuca, no México.

Esta decisão ocorreu após alegações de Rubiales de que o beijo teria sido consentido, mesmo após não ter renunciado durante uma assembleia da federação no final de agosto, além da suspensão provisória da Fifa.

Débora Carvalho
Débora Carvalho

Uma apaixonada por histórias e uma contadora nata. Com base em Belo Horizonte, curso Jornalismo e alimento minha curiosidade incessante por notícias e cultura pop. Se você procura uma abordagem vibrante e envolvente, está no lugar certo!

Artigos: 1064

Deixe um comentário