Farmácia Popular: Quem recebe Bolsa Família poderá retirar remédios 100% grátis

TAG Notícias

Hoje, anticoncepcionais e remédios para doenças como glaucoma e Parkinson estão disponíveis, mas quem retira paga parte do valor

Nesta quarta-feira (7), o governo federal anunciou uma boa notícia para os beneficiários do programa Bolsa Família. Agora, eles poderão ter acesso gratuito aos 40 medicamentos disponíveis na lista atual do Farmácia Popular.

O programa Farmácia Popular oferece uma variedade de medicamentos divididos em duas categorias. Parte da lista é totalmente gratuita, enquanto outra parte possui um desconto de 90% em relação ao preço praticado pelas farmácias comerciais.

Dentre os medicamentos que antes tinham apenas desconto, mas agora serão gratuitos para os beneficiários do Bolsa Família, estão incluídos:

  • Quatro tipos de anticoncepcionais;
  • Dois tratamentos para a Doença de Parkinson;
  • Três apresentações de sinvastatina, utilizada para controle do colesterol;
  • Três opções para controle da rinite;
  • Fraldas geriátricas.

Além disso, o Farmácia Popular continua oferecendo gratuitamente, para todos os cidadãos, 22 medicamentos destinados ao controle de asma, diabetes e hipertensão. Não haverá alterações nessa lista de gratuidade.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá relançar o programa de acesso a medicamentos em uma cerimônia no Recife ainda hoje.

Reformulação do programa

O Farmácia Popular foi criado em 2004 com o objetivo de garantir o acesso contínuo ao tratamento de doenças por meio de medicamentos gratuitos ou com descontos, além de fornecer fraldas geriátricas.

No ano passado, o programa atendeu cerca de 20 milhões de pessoas, porém, esse número foi aproximadamente 9 milhões a menos do que o registrado em 2015, ano em que foram destinados maiores recursos para as modalidades com e sem coparticipação.

De acordo com o Cuida Brasil, essa redução no número de pessoas atendidas está relacionada à diminuição dos investimentos ao longo dos anos.

Como obter os medicamentos

Para acessar os medicamentos gratuitos ou com desconto do Farmácia Popular, o paciente deve procurar um estabelecimento credenciado, como farmácias e drogarias que exibem o selo “Aqui tem Farmácia Popular”.

Será necessário apresentar dois documentos:

  1. Documento oficial de identidade com foto e número do CPF;
  2. Receita médica válida, seja emitida pelo SUS ou por um médico particular.

No caso das fraldas geriátricas, é necessário que o paciente tenha mais de 60 anos ou seja uma pessoa com deficiência. Além disso, é preciso apresentar uma prescrição, laudo ou atestado que comprove a necessidade do uso das fraldas.

Caso o paciente não possa comparecer pessoalmente à farmácia, um representante legal ou procurador poderá retirar os medicamentos, desde que apresente a receita médica e os documentos oficiais do beneficiário que utilizará os medicamentos.

Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

Artigos: 1823