Estado do Brasil assina decreto para taxistas financiarem carros sem juros, veja qual

TAG Notícias

A medida visa a ajudar os taxistas a renovar suas frotas e, consequentemente, melhorar a qualidade do serviço prestado à população

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, assinou na última quarta-feira (5), um decreto que cria a AgeRio CrédiTáxi, uma linha de crédito sem juros para os taxistas do estado. Com o intuito de promover a renovação da frota de táxis no Rio de Janeiro, a linha de crédito disponibiliza até R$ 80 mil para a compra de veículos novos, usados com até cinco anos ou até mesmo vans, kombis e motocicletas. É importante ressaltar que serão priorizados veículos fabricados no estado.

 

O que você precisa saber

  • O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, assinou um decreto que cria a AgeRio CrédiTáxi, uma linha de crédito sem juros para os taxistas do estado.
  • A linha de crédito disponibiliza até R$ 80 mil para a compra de veículos novos, usados com até cinco anos ou até mesmo vans, kombis e motocicletas.
  • Serão priorizados veículos fabricados no estado.
  • Os taxistas intermunicipais autônomos ou vinculados a cooperativas, ainda que estejam com restrição de crédito devido à pandemia da Covid-19, têm direito ao financiamento sem juros.
  • As pessoas com deficiência que necessitam de veículo adaptado podem obter até 10% a mais de crédito do que as outras pessoas.
  • O parcelamento pode ser feito em até 60 vezes, com uma carência de 12 meses.
  • Não há incidência de juros, nem mesmo fator de correção sobre a linha de crédito.
  • A garantia do financiamento é o próprio carro adquirido pelo taxista.
  • Os interessados devem acessar o site da Agerio e entregar toda a documentação necessária.
  • O dinheiro será liberado em até 10 dias após a análise e aprovação do crédito.
  • A medida visa a ajudar os taxistas do Rio de Janeiro a renovar suas frotas e melhorar a qualidade do serviço prestado à população.
  • Também incentiva a economia do estado, já que prioriza a compra de veículos fabricados localmente.

 

+ Lula exclui Correios, EBC e outras estatais de programas de privatização

A proposta é de autoria dos deputados André Ceciliano, do PT, e Jorge Felippe Neto, do Avante. Para solicitar o financiamento, os interessados devem acessar o site da Agerio e entregar toda a documentação necessária. Após a análise e aprovação do crédito, o dinheiro será liberado em até 10 dias.

De acordo com o decreto, os taxistas intermunicipais autônomos ou vinculados a cooperativas, ainda que estejam com restrição de crédito devido à pandemia da Covid-19, têm direito ao financiamento sem juros. Além disso, as pessoas com deficiência, que necessitam de veículo adaptado, podem obter até 10% a mais de crédito do que as outras pessoas.

O parcelamento pode ser feito em até 60 vezes, com uma carência de 12 meses. Vale ressaltar que não há incidência de juros, nem mesmo fator de correção sobre a linha de crédito. A garantia do financiamento é o próprio carro adquirido pelo taxista, sendo assim, o profissional deve assinar um contrato transferindo a titularidade do veículo até que a dívida seja quitada. Após a liquidação do débito, o carro volta para o nome do comprador.

A medida visa a ajudar os taxistas do Rio de Janeiro a renovar suas frotas e, consequentemente, melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Além disso, também incentiva a economia do estado, já que prioriza a compra de veículos fabricados localmente. Os taxistas que desejarem adquirir um veículo novo ou mais recente, agora têm a oportunidade de fazê-lo de maneira mais acessível e sem juros.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2024