A medida visa a ajudar os taxistas a renovar suas frotas e, consequentemente, melhorar a qualidade do serviço prestado à população
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, assinou na última quarta-feira (5), um decreto que cria a AgeRio CrédiTáxi, uma linha de crédito sem juros para os taxistas do estado. Com o intuito de promover a renovação da frota de táxis no Rio de Janeiro, a linha de crédito disponibiliza até R$ 80 mil para a compra de veículos novos, usados com até cinco anos ou até mesmo vans, kombis e motocicletas. É importante ressaltar que serão priorizados veículos fabricados no estado.
O que você precisa saber
- O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, assinou um decreto que cria a AgeRio CrédiTáxi, uma linha de crédito sem juros para os taxistas do estado.
- A linha de crédito disponibiliza até R$ 80 mil para a compra de veículos novos, usados com até cinco anos ou até mesmo vans, kombis e motocicletas.
- Serão priorizados veículos fabricados no estado.
- Os taxistas intermunicipais autônomos ou vinculados a cooperativas, ainda que estejam com restrição de crédito devido à pandemia da Covid-19, têm direito ao financiamento sem juros.
- As pessoas com deficiência que necessitam de veículo adaptado podem obter até 10% a mais de crédito do que as outras pessoas.
- O parcelamento pode ser feito em até 60 vezes, com uma carência de 12 meses.
- Não há incidência de juros, nem mesmo fator de correção sobre a linha de crédito.
- A garantia do financiamento é o próprio carro adquirido pelo taxista.
- Os interessados devem acessar o site da Agerio e entregar toda a documentação necessária.
- O dinheiro será liberado em até 10 dias após a análise e aprovação do crédito.
- A medida visa a ajudar os taxistas do Rio de Janeiro a renovar suas frotas e melhorar a qualidade do serviço prestado à população.
- Também incentiva a economia do estado, já que prioriza a compra de veículos fabricados localmente.
+ Lula exclui Correios, EBC e outras estatais de programas de privatização
A proposta é de autoria dos deputados André Ceciliano, do PT, e Jorge Felippe Neto, do Avante. Para solicitar o financiamento, os interessados devem acessar o site da Agerio e entregar toda a documentação necessária. Após a análise e aprovação do crédito, o dinheiro será liberado em até 10 dias.
De acordo com o decreto, os taxistas intermunicipais autônomos ou vinculados a cooperativas, ainda que estejam com restrição de crédito devido à pandemia da Covid-19, têm direito ao financiamento sem juros. Além disso, as pessoas com deficiência, que necessitam de veículo adaptado, podem obter até 10% a mais de crédito do que as outras pessoas.
O parcelamento pode ser feito em até 60 vezes, com uma carência de 12 meses. Vale ressaltar que não há incidência de juros, nem mesmo fator de correção sobre a linha de crédito. A garantia do financiamento é o próprio carro adquirido pelo taxista, sendo assim, o profissional deve assinar um contrato transferindo a titularidade do veículo até que a dívida seja quitada. Após a liquidação do débito, o carro volta para o nome do comprador.
A medida visa a ajudar os taxistas do Rio de Janeiro a renovar suas frotas e, consequentemente, melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Além disso, também incentiva a economia do estado, já que prioriza a compra de veículos fabricados localmente. Os taxistas que desejarem adquirir um veículo novo ou mais recente, agora têm a oportunidade de fazê-lo de maneira mais acessível e sem juros.