Logo
Virou notícia, virou Tag!

Equipe com 20 pessoas viaja para cirurgia de Lula

Hospital Sírio-Libanês envia equipe de 20 profissionais para preparar cirurgia e cuidar do pós-operatório do ex-presidente

Facebook
Twitter
LinkedIn
Presidente Lula (foto: reprodução - Tag Notícias)
Presidente Lula (foto: reprodução - Tag Notícias)

Uma equipe de médicos e outros profissionais da saúde do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, embarca hoje para Brasília, com a função de inspecionar e preparar o ambiente cirúrgico onde será feita a operação do quadril do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), amanhã, 29.

A ida será dividida em duas partes: o primeiro grupo viaja hoje de manhã, o segundo à noite.

Leia também: Empresa com apenas 1 funcionário leva contrato de R$ 285,8 mi na Saúde

O time será formado por cirurgiões, anestesistas, instrumentadores, enfermeiros e auxiliares cirúrgicos. Parte deles participará da operação, parte irá acompanhar o pós-operatório do presidente na UTI e no quarto.

A cirurgia à qual Lula vai se submeter é chamada de artroplastia do quadril, que é a substituição da cabeça do fêmur (com diâmetro por volta de 5 cm) por uma prótese.

A operação é considerada de grande porte, ou seja, quando o procedimento está associado a perda sanguínea maior.

A cirurgia é realizada com anestesia geral e está prevista para durar de 2 horas e meia a 3 horas.

Lula deverá sair do hospital em cadeira de rodas, mas a previsão é que ela seja dispensada depois. Ele deverá usar um andador ao longo de cerca de 4 a 6 semanas.

Lula convive com artrose no quadril há vários anos e, nos últimos tempos, tem se queixado de dores com maior frequência. Os médicos apontam que o tratamento mais eficaz é a cirurgia, na qual o osso é substituído por uma prótese. A artrose é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que recobre a articulação, levando ao atrito ósseo e a uma inflamação crônica.

Em ocasiões anteriores, o presidente já se submeteu a infiltrações com aplicação de anestésico dentro da articulação.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira
Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.