Embalagem que muda de cor quando alimento estraga é criada pela UFSC

TAG Notícias

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) criaram uma embalagem revolucionária que muda de cor para sinalizar quando um alimento estragou, alertando os consumidores sobre sua condição imprópria para consumo. Atualmente em processo de patenteamento, o material foi inicialmente aplicado em pescados e está sendo testado em outros produtos, como queijos e embutidos.

O professor Pedro Luiz Manique Barreto, especialista em Ciência e Tecnologia dos Alimentos na UFSC, explica que a embalagem é um “filme” (película) que contém um composto sinalizador microencapsulado. Inicialmente, o filme tem uma cor avermelhada, mas se o alimento estragar, a película muda para verde, indicando que não é seguro para consumo.

Leia também: Desenrola começa a renegociar dívidas de até R$ 20 mil nessa segunda

“É uma embalagem inovadora que tem um potencial muito grande de vir para as prateleiras de supermercado. Trata-se de um ‘filme’ (película), que contém um composto sinalizador microencapsulado”, disse.

Esse processo de mudança de coloração ocorre quando a embalagem entra em contato com gases, como a amônia, proveniente da degradação microbiana do pescado. No caso de queijos e embutidos, os pesquisadores exploram diferentes processos, como a liberação de amônia pelos queijos ou a alteração de cor pela oxidação de gorduras nos embutidos.

A pesquisa sobre essa embalagem inovadora teve início em 2015, quando a aluna Michelle Heck Machado apresentou uma dissertação de mestrado sob a orientação do professor Barreto. Desde então, o estudo continua, visando aprimorar essa tecnologia para aplicação em diversos alimentos, oferecendo aos consumidores uma maneira visual e eficaz de verificar a qualidade dos produtos.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2185

Deixe um comentário