Detran altera regra para renovação de CNH em São Paulo

TAG Notícias

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) implementou mudanças significativas nas diretrizes para a renovação antecipada da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), abordando tanto o período mínimo de renovação quanto os locais disponíveis para a requisição.

Leia também: Anunciado como ministro de Lula, deputado mandou dinheiro para empresa fantasma

Anteriormente, os motoristas estavam restritos a iniciar o processo de renovação com, no mínimo, 30 dias de antecedência em relação à data de vencimento. No entanto, essa restrição foi abolida, permitindo que os pedidos sejam efetuados a qualquer momento.

Neste estágio, a solicitação de renovação antecipada pode ser realizada em pessoa, exclusivamente nos postos de atendimento do Detran-SP. A partir do final de setembro, está prevista a disponibilização desse serviço também por meio dos canais digitais oferecidos pelo órgão.

Com essa atualização, o Comunicado Detran-SP 05/2013, que previamente limitava a renovação da CNH a não mais do que 30 dias antes do vencimento, foi revogado.

Aqui estão os passos para efetuar a renovação antecipada da CNH em São Paulo, seguindo as diretrizes do Detran-SP:

  1. Agendamento: O requerente pode agendar a renovação antecipada da CNH acessando os recursos digitais disponibilizados pelo Detran-SP e pelo Poupatempo. Após confirmar ou atualizar as informações pessoais, o motorista pode agendar uma visita a um dos postos do Poupatempo localizados na capital e em outras cidades do estado, bem como aos locais do Ciretran ou Posto Avançado do Detran-SP.
  2. Documentos Necessários: É crucial apresentar os documentos exigidos, que incluem a CNH original, cópia e original do RG, CPF e comprovante de residência datado até três meses antes do agendamento, além de uma foto 3×4 colorida com fundo branco. Além disso, é necessário realizar um exame médico na clínica indicada pelo sistema no momento do agendamento.
  3. Renovação para Categorias A e B: Se o motorista estiver renovando uma CNH para as categorias A ou B, a única exigência é passar pelo exame médico com um profissional credenciado pelo Detran-SP.
  4. Renovação para Categorias C, D ou E (Atividade Remunerada): Para motoristas nessas categorias, é necessário primeiro passar por uma avaliação psicológica e um exame toxicológico em laboratórios credenciados pela Senatran. Após a coleta do material para análise toxicológica, o motorista deve agendar e realizar o exame médico com um profissional credenciado pelo Detran-SP dentro de 90 dias.

Após a aprovação nos exames requeridos, os motoristas de todas as categorias deverão quitar a taxa de emissão da CNH e aguardar instruções por e-mail para acessar a versão digital da CNH, que possui a mesma validade do documento físico e está disponível no aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito).

Além da CNH digital, uma cópia física da CNH será enviada pelo Correio para o endereço cadastrado pelo condutor.”

Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

Artigos: 1572