Defesa de Bolsonaro diz que esclarecerá ida a embaixada

TAG Notícias

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro está se movimentando para responder às perguntas do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, sobre a estadia do antigo mandatário na embaixada da Hungria, em fevereiro deste ano. Em resposta a uma intimação do ministro, os advogados terão que apresentar esclarecimentos nos próximos dias.

Fabio Wajngarten, advogado de Bolsonaro, anunciou por meio da rede social X (antigo Twitter) que, devido ao recesso no Supremo Tribunal, os esclarecimentos serão enviados eletronicamente. No entanto, ressaltou o interesse da defesa em uma reunião presencial com Moraes para abordar detalhadamente o assunto.

Leia também: Casamento entre pessoas do mesmo sexo cresce quase 20% e bate recorde, aponta IBGE

A visita de Bolsonaro à embaixada da Hungria, revelada pelo jornal “The New York Times”, gerou especulações sobre um possível pedido de asilo político por parte do ex-presidente. A passagem de Bolsonaro pela representação diplomática ocorreu no dia 12 de fevereiro, dias após a Polícia Federal realizar mandados de busca e apreensão contra alguns de seus aliados.

Diante da repercussão, a PF iniciou investigações para esclarecer os motivos da visita de Bolsonaro à embaixada e as circunstâncias de sua permanência no local. Vale ressaltar que, por questões diplomáticas, Bolsonaro não poderia ser detido dentro de uma embaixada estrangeira, conforme convenções internacionais.

O Itamaraty convocou o embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Halmai, para prestar esclarecimentos sobre o episódio. No entanto, as respostas foram evasivas, segundo informações da colunista do GLOBO, Bela Megale.

Fique por dentro das últimas atualizações sobre esse caso e outros assuntos relevantes, siga a gente no Google News. Clique aqui

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 1727

Deixe um comentário