Consulado da Espanha em São Paulo é cercado em protesto antirracista e reúne milhares de manifestantes

TAG Notícias

O protesto se deve em apoio a Vini Jr

Manifestantes de movimentos negros e aliados no combate ao racismo se reuniram em frente ao Consulado da Espanha em São Paulo, Zona Sul da capital, na tarde desta terça-feira (23), em uma demonstração de solidariedade ao jogador de futebol Vinicius Jr. O objetivo foi denunciar e repudiar as ofensas raciais direcionadas a ele durante uma partida no último domingo (21).

Leia também: INSS quer acabar com revisão de vida toda e processos em andamento ficam assim agora

Segundo relatos do GE, o atacante do Real Madrid, clube espanhol, foi alvo de insultos racistas, sendo chamado de “macaco” por parte da torcida do Valencia durante o segundo tempo do jogo válido pela liga espanhola.

A partida chegou a ser interrompida por aproximadamente oito minutos. No final do confronto, o jogador brasileiro foi expulso após se envolver em uma confusão com jogadores das duas equipes.

Protesto antirracismo em solidariedade a Vini Jr. em frente ao Consulado da Espanha em SP — Foto: Willian Kury
Protesto antirracismo em solidariedade a Vini Jr. em frente ao Consulado da Espanha em SP — Foto: Willian Kury

“A reação de Javier Tebas, presidente da La Liga, culpabilizando Vini Jr. pelo racismo que sofreu, pode ter surpreendido algumas pessoas, mas é importante destacar que essa não é a primeira vez que ele faz declarações absurdas como essa.

Tebas é conhecido por seu apoio explícito ao Vox, um partido de extrema-direita espanhol, que já se posicionou a favor da expulsão de imigrantes da Espanha, da revogação de leis em favor da comunidade LGBTIA+ e contra a violência machista”, publicou a Uneafro em seu perfil no Instagram.

“Exigimos respostas do Estado Espanhol!” ressaltou o movimento, que engloba militantes da causa negra, da luta antirracista, dos direitos das mulheres, da diversidade sexual e do combate a todas as formas de discriminação e preconceito.

Além disso, estiveram presentes na manifestação o Movimento Negro Unificado, a Coalização Negra por Direitos, a Unegro e várias outras organizações e partidos políticos.

Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

Artigos: 1823