Conheça algumas opções de saque do FGTS podem te salvar neste fim de mês

TAG Notícias

Existem poucas alternativas para a retirada dos recursos do FGTS, pois sua finalidade é servir como uma espécie de reserva financeira para os trabalhadores

Para os trabalhadores formais no Brasil, existem algumas alternativas de retirada dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que funciona como um tipo de reserva financeira, com destinação específica.

É um benefício trabalhista instituído pelo Governo Federal em 1966 para proteger os trabalhadores em caso de demissão sem justa causa.

+ Mutirão para negociar dívidas vai até esta sexta, veja como participar

A cada mês, o empregador é obrigado a depositar 8% do salário do empregado em uma conta vinculada ao fundo, gerenciado pela Caixa Econômica Federal, que informa aos trabalhadores suas opções de saque.

As opções de saque do FGTS incluem:

  • Aposentadoria
  • Compra da casa própria como valor de entrada
  • Rescisão do contrato de trabalho
  • Situações de doenças graves com apresentação de laudo médico
  • Multa de 40% sobre o total depositado pela empresa em caso de demissão sem justa causa
  • Saque-aniversário, que permite ao trabalhador receber parte do valor no mês de seu aniversário

 

Dentre as alternativas de retirada do FGTS, destacam-se a aposentadoria, bem como as situações de enfermidades graves ou no momento da aquisição da residência própria. O valor pode ser empregado como entrada, mantendo-se como a principal fonte de recursos para diversas famílias que conseguem concretizar o sonho da casa própria.

 

 

 

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 1879