Cliente é indenizada após esperar muito para ser atendida em banco; tempo máximo é garantido por lei

TAG Notícias

Uma moradora de Anápolis, em Goiás, ganhou na justiça uma ação por danos morais contra o Banco Santander, após esperar por mais de uma hora para ser atendida em uma agência da instituição financeira.

A cliente havia ido à agência para abrir uma conta salário e teve que esperar cerca de uma hora e meia até ser atendida, e ainda teve que aguardar mais de uma hora para a conclusão da operação. O juiz Leandro Barbosa Rodrigues concedeu uma indenização de R$ 3 mil à consumidora, afirmando que a demora no atendimento representa um verdadeiro desrespeito ao consumidor.

A defesa do banco argumentou que a cliente teria ido durante o horário de almoço, o que teria contribuído para o tempo de espera prolongado.

+ Mezanino de restaurante em Campos do Jordão desaba e deixa sete feridos

No entanto, o juiz citou a lei municipal 181, que regulamenta o tempo de atendimento em bancos na cidade de Anápolis. Segundo a legislação, o tempo máximo de espera em dias comuns é de 20 minutos, e em vésperas ou retorno de feriados prolongados, ou em dias de pagamento de funcionários públicos, o tempo limite é de 30 minutos.

Vale ressaltar que os bancos têm obrigações legais em relação ao atendimento ao público, e que os clientes têm direito a um serviço de qualidade e com tempo razoável de espera.

Casos como este, em que os direitos do consumidor são violados, devem ser denunciados e combatidos. A decisão do Juiz evidencia a importância da fiscalização dos serviços bancários, além da necessidade de que os clientes estejam atentos aos seus direitos.

As instituições bancárias devem garantir um atendimento adequado e dentro dos prazos estabelecidos em lei, evitando, assim, prejuízos aos seus consumidores.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 1876