Casal produz mantas com caixas de leite para aquecer moradores em situação de rua

Um casal de São Gonçalo demonstrou uma notável iniciativa ao unir esforços para ajudar pessoas em situação de rua, enquanto também contribui para a preservação do meio ambiente.

Hércules Reis e Regina Abrahão coletaram diversas caixas de leite e as transformaram em mantas para fornecer proteção às pessoas que vivem nas ruas de São Gonçalo e do Rio de Janeiro.

Além das mantas, eles prepararam um combo de solidariedade que inclui um lanche, um kit de higiene pessoal e um livro.

A ideia surgiu após Regina se sensibilizar com a situação das pessoas em situação de rua, que muitas vezes passam despercebidas.

Leia também: Canudos de papel e bambu podem ser tóxicos e não tão sustentáveis

Ela percebeu que poderia utilizar as caixas de leite consumidas diariamente para criar mantas térmicas. A inspiração veio de uma reportagem que assistiu sobre uma senhora que realizava um serviço semelhante.

O casal criou um processo simples para fazer as mantas. São necessárias 18 caixas de leite, viés e linha. As caixas de leite são amassadas, cortadas e costuradas juntas no sentido vertical, formando a manta.

O modo de fazer é o seguinte: amassa a caixa de leite, corta as partes superior e inferior, depois corte ao meio seguindo a emenda da caixa, abrindo e costurando uma na outra, no sentido vertical da caixa”, ensina Hércules.

Hércules produzindo uma manda com caixa de leite (Foto: Reprodução)
Hércules produzindo uma manda com caixas de leite (Foto: Reprodução)

Além das mantas, eles também prepararam um lanche, um kit de higiene pessoal e um livro como forma de oferecer alívio temporário da fome, cuidado pessoal e entretenimento às pessoas em situação de rua.

“O livro é um ótimo companheiro, além de atuar como uma forma de fazer renascer a esperança de um dia melhor”

A atitude solidária do casal demonstra como pequenas ações podem fazer uma grande diferença na vida das pessoas mais vulneráveis.

Além de ajudar aqueles que precisam, eles também incorporaram uma abordagem ambientalmente consciente ao reciclar as caixas de leite em algo útil e valioso.

Pessoa em situação de rua dorme na manta produzida com caixas de leite (Foto: Divulgação)
Pessoa em situação de rua dorme na manta produzida com caixas de leite (Foto: Divulgação)
Débora Carvalho
Débora Carvalho

Uma apaixonada por histórias e uma contadora nata. Com base em Belo Horizonte, curso Jornalismo e alimento minha curiosidade incessante por notícias e cultura pop. Se você procura uma abordagem vibrante e envolvente, está no lugar certo!

Artigos: 923