Sergio Moro foi denunciado por calúnia contra o ministro do STF, Gilmar Mendes. Em um vídeo, ele fala sobre “comprar um habeas corpus” do magistrado
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, foi escolhida por sorteio como relatora da denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Sergio Moro (União-PR).
A acusação é de calúnia contra o ministro do STF, Gilmar Mendes.
+ Procuradoria-Geral da República pede a prisão de Moro
A denúncia foi apresentada pela vice-procuradora Lindôra Maria Araújo e é baseada em um vídeo onde Sergio Moro sugere a possibilidade de “comprar um habeas corpus” de Mendes.
A PGR pediu a prisão de Moro por conta de uma fala do Senador em uma festa em que ele brinca com Gilmar Mendes vendendo sentença. O vídeo é esse do post. Você acha que ele merece ser preso por causa desse vídeo? pic.twitter.com/upY3r3PPBf
— MBL – Movimento Brasil Livre (@MBLivre) April 17, 2023
A PGR alega que o senador cometeu o crime de calúnia ao sugerir que o ministro praticou corrupção passiva e pede que ele seja condenado e perca o mandato caso a pena ultrapasse quatro anos de prisão.
Além disso, a PGR requer que seja estabelecido um valor mínimo para indenização de Gilmar Mendes por “prejuízos sofridos”.
O relatório será apresentado por Carmen Lúcia após análise das partes envolvidas.
Através de suas redes sociais, Sergio Moro se pronunciou oficialmente sobre o caso, veja abaixo:
Minha posição sobre a denúncia da PGR. pic.twitter.com/9XXFsfd202
— Sergio Moro (@SF_Moro) April 18, 2023