Brasileiro que morreu com 127 anos pode ter sido o homem mais velho que já existiu no mundo

TAG Notícias

A história do homem mais velho do mundo pode estar escondida nas terras brasileiras, em um pequeno município da Zona da Mata, Minas Gerais. Segundo registros do cartório Silva, José Paulino Gomes teria nascido em 4 de agosto de 1895, tornando-se uma possível figura centenária com incríveis 127 anos ao falecer recentemente, em 28 de julho, como reportado pelo G1.

Leia também: Zoológico na China é acusado de fantasiar humanos de bichos

Entretanto, essa jornada de longevidade não é desprovida de mistério. A data de registro do nascimento de José Paulino Gomes é incerta, e especula-se que ele tenha se registrado anos após seu nascimento real, com uma data antiga. De acordo com a neta, Eliane Ferreira, no interior da cidade, é comum que pessoas sejam registradas tardiamente, resultando em documentações confusas. Apesar disso, todos concordam que ele tinha mais de 100 anos e, provavelmente, até 110 anos.

Se a história for confirmada, José Paulino poderia ser considerado o humano mais velho do mundo, superando a espanhola Maria Branyas Morera, atual recordista reconhecida pelo Guinness World Records com seus 115 anos. Mas a questão da longevidade em documentos históricos não é exclusividade dele; a francesa Jeanne Calment, que viveu até os 122 anos, também enfrentou dúvidas sobre sua verdadeira idade.

As pesquisas e investigações continuam, como no caso da francesa Calment, que foi alvo de teorias que alegavam fraude na identidade, sendo supostamente substituída por sua filha. No entanto, pesquisadores suíços posteriormente confirmaram a autenticidade de sua idade. O desafio de determinar a idade exata de pessoas do século XIX é ainda maior, considerando o armazenamento de documentos em papel, de forma escrita, em cartórios de cidades pequenas, o que pode levar a uma incerteza temporal.

Além de José Paulino Gomes, outras brasileiras também viram suas idades não serem reconhecidas pelo Guinness World Records, como Josefa Maria da Conceição, conhecida como “Dona Josefa”, que faleceu aos 121 anos. A busca pela verdade sobre essas longevidades impressionantes continua a encantar e intrigar a todos que se deparam com essas histórias de vidas tão excepcionais.

Veja a lista de pessoas mais velhas do mundo divulgada pelo LongeviQuest

  • Maria Branyas Morera, EUA, 4 de março de 1907 (115 anos)
  • Fusa Tatsumi, Japão, 25 de abril de 1907 (115 anos)
  • Edie Ceccarelli, EUA, 5 de fevereiro de 1908 (114 anos)
  • Tomiko Itooka, Japão, 23 de maio de 1908 (114 anos)
  • Inah Canabarro Lucas, Brasil, 8 de junho de 1908 (114 anos)
  • Hazel Plummer , EUA, 19 de junho de 1908 (114 anos)
  • Nina Willis, EUA, 14 de janeiro de 1909 (114 anos)
  • Ushi Makishi , Japão, 15 de fevereiro de 1909 (114 anos)
  • Juan Vicente Pérez Mora, Venezuela, 27 de maio de 1909 (113 anos)
  • Elizabeth Francis, EUA, 25 de julho de 1909 (113 anos).
Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

Artigos: 1572