Brasil volta a exigir visto para americanos, canadenses e australianos

TAG Notícias

A partir da próxima quarta-feira (10/1), a exigência de visto para turistas provenientes de Canadá, Estados Unidos (EUA) e Austrália será restabelecida no Brasil. A medida, que havia sido revogada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), estava originalmente programada para ser reintegrada em 1º de outubro de 2023, mas o prazo foi postergado devido a ajustes no processo de licitação para a contratação da empresa responsável pelos vistos eletrônicos.

O Ministério do Turismo esclarece que a data de chegada ao Brasil é o critério determinante, indicando que turistas desses países que chegarem até terça-feira (9/1) não estarão sujeitos à obrigação de apresentar visto.

Leia também: IPVA 2024: Vencimentos começam no dia 11 de janeiro; saiba como pagar

Em comunicado, o ministério reitera a disposição da atual gestão em negociar a revogação do decreto que impõe a necessidade de visto para turistas desses países, desde que ocorra uma reciprocidade, ou seja, que esses países também deixem de exigir visto para os turistas brasileiros.

“É importante ressaltar que o governo brasileiro renova o interesse de negociar, com as três nações, acordos de isenção de vistos baseados nos princípios da reciprocidade e da igualdade entre os Estados”, destaca a nota do ministério.

O Brasil também estava planejando restabelecer a exigência de visto para turistas japoneses. No entanto, um acordo foi alcançado entre os dois países, e agora nenhum deles cobrará vistos de turistas.

 

 

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2185

Deixe um comentário