A Mattel, fabricante da boneca, empresa afirmou que a iniciativa é parte de seu esforço contínuo para promover a inclusão e a diversidade.
A Barbie, a famosa boneca fabricada pela Mattel, lançou sua primeira boneca com síndrome de Down nesta terça-feira (25).
De acordo com a Mattel, a boneca tem características físicas diferentes de outras Barbies, com um tronco mais longo e uma estrutura mais curta. A empresa trabalhou em parceria com a National Down Syndrome Society dos Estados Unidos para a criação da boneca, que inclui detalhes como olhos mais arredondados, orelhas menores e ponte nasal achatada.
+ Carla Diaz emociona fãs ao compartilhar vídeo dançando com a avó portadora de Alzheimer
A vice-presidente executiva e diretora global da Barbie & Dolls, Lisa McKnight, declarou em comunicado que o objetivo da empresa é permitir que todas as crianças se vejam na Barbie, incentivando-as a brincar com bonecas que não se parecem com elas.
A boneca vem com um vestido nos tons de amarelo e azul, cores que são frequentemente utilizadas em campanhas de conscientização da síndrome de Down. Ela também vem com um colar representando a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.
A inclusão e a diversidade são temas importantes para a Barbie, que tem feito esforços para representar diferentes tipos de corpos e tons de pele nos últimos anos.
Em 2019, a marca lançou bonecas com deficiências físicas, como próteses e cadeiras de rodas. A nova boneca com síndrome de Down é mais um passo em direção à representação de crianças de diferentes origens e com diferentes necessidades, tornando a brincadeira com a Barbie mais inclusiva e representativa para todos.