Na quinta-feira, 10 de maio, a Apple surpreendeu ao emitir um pedido de desculpas público, reconhecendo um erro no tom de um de seus comerciais mais recentes, que promovia o lançamento do novo iPad. Criado internamente, o anúncio intitulado “Crush” apresentava uma sequência de objetos ligados à criatividade humana sendo literalmente esmagados por um compressor, até restar somente o novo dispositivo da empresa.
Leia também: Burocracia brasileira leva um terço das micro e pequenas indústrias à informalidade
O comercial, que deveria celebrar a inovação e o potencial criativo do iPad, acabou gerando uma repercussão negativa, especialmente entre os profissionais da área criativa. Muitos interpretaram a mensagem como uma representação da tecnologia suprimindo a criatividade humana, levantando debates sobre o impacto da inteligência artificial nas atividades criativas.
A resposta da Apple veio por meio de um comunicado de Tor Myhren, vice-presidente de marketing e comunicação da empresa, publicado pelo Ad Age. Myhren reafirmou o compromisso da Apple com a criatividade e expressou arrependimento pelo tom inadequado do comercial.
“Na Apple, a criatividade está em nosso DNA, e é muito importante desenhar produtos que empoderem os criativos por todo o mundo. Nosso objetivo é sempre celebrar a miríade de maneiras com que os usuários se expressam para trazer suas ideias à vida por meio do iPad. Perdemos a mão com esse vídeo e pedimos desculpas”, afirmou Myhren.
Meet the new iPad Pro: the thinnest product we’ve ever created, the most advanced display we’ve ever produced, with the incredible power of the M4 chip. Just imagine all the things it’ll be used to create. pic.twitter.com/6PeGXNoKgG
— Tim Cook (@tim_cook) May 7, 2024
O incidente é incomum para uma empresa conhecida por suas campanhas publicitárias icônicas, como “1984” e “Think Different”. No entanto, demonstra a disposição da Apple em reconhecer e corrigir seus erros.
Se você quer ficar por dentro das últimas notícias sobre a Apple e suas novidades, siga a gente no Google News: Siga a gente no Google News.