Apple aposenta iPhones antigos; veja se o seu está na lista

TAG Notícias

Um novo sistema operacional é lançado e modelos antigos param de receber atualizações

Durante a conferência de desenvolvedores WDC 2023, a Apple revelou o lançamento do novo iOS 17, trazendo diversas novidades para iPhones.

Como é habitual, a empresa lança anualmente um novo sistema operacional, o que significa que os modelos mais antigos deixarão de receber atualizações.

No entanto, isso não significa que esses dispositivos se tornarão inutilizáveis, apenas não terão acesso ao novo iOS e não receberão as atualizações de segurança mais recentes. Com o tempo, esses aparelhos também podem perder o suporte de alguns aplicativos.

Quais iPhones receberão o novo sistema?

No iOS 17, a Apple continuará seguindo seu cronograma de “aposentadoria” de modelos mais antigos. No ano passado, com o lançamento do iOS 16, os iPhones 6S, 7 e 7 Plus foram os dispositivos que deixaram de receber suporte.

Agora, é a vez dos modelos 8, 8 Plus e X, lançados em 2017, que não receberão o novo sistema operacional. Isso significa que esses aparelhos não poderão ser atualizados para o iOS 17, perdendo as novas funcionalidades e atualizações de segurança.

Veja a lista de compatibilidade com o iOS 17 que deve chegar aos aparelhos no segundo semestre deste ano, com data prevista para setembro, quando será lançada a linha iPhone 15:

  • iPhone 8 e 8 Plus: não compatíveis
  • iPhone X: não compatível
  • iPhone XS, XS Max, XR: compatíveis
  • iPhone SE (2020) e SE (2022): compatíveis
  • iPhones da linhas 11, 12, 13, e 14: compatíveis

+ Apple lança óculos de realidade virtual, controlado por olhos e voz

A Apple aposenta iPhones mais antigos a partir de novas versões do iOS por diversos motivos. A principal razão é garantir que o sistema operacional funcione de maneira eficiente nos dispositivos mais recentes, levando em consideração o hardware e recursos específicos desses modelos.

Isso permite que os usuários desses dispositivos tenham a melhor qualidade em termos de tecnologia e experiência do usuário.

Além disso, ao limitar o suporte do iOS a modelos mais recentes, a Apple pode implementar recursos de segurança mais avançados e corrigir vulnerabilidades de maneira mais eficaz. Isso ajuda a garantir a segurança dos dispositivos e proteger os usuários contra ameaças digitais.

O que tem de novo no iOS 17?

  • Mensagens: O aplicativo nativo do iPhone agora transcreve automaticamente áudios e permite enviar a localização para contatos.
  • Stickers: Agora é possível criar figurinhas a partir de fotos, vídeos e emojis, e usá-las em qualquer conversa do app Mensagens.
  • Airdrop: O sistema de compartilhamento de arquivos da Apple ganhou a função Namedrop, que transfere automaticamente informações de contato ao aproximar dois dispositivos.
  • Modo Stand By: Exibição de widgets em formato de central de casa inteligente quando o iPhone é colocado na horizontal.
  • Journal: Novo aplicativo de diário que ajuda a registrar pensamentos e atividades ao longo do dia, com sugestões de tópicos e análise de tempo gasto.
  • Live Voicemail: Os iPhones mostram a transcrição de mensagens de caixa postal em tempo real, permitindo decidir se atender a chamada mesmo de um número desconhecido.
Débora Carvalho
Débora Carvalho

Uma apaixonada por histórias e uma contadora nata. Com base em Belo Horizonte, curso Jornalismo e alimento minha curiosidade incessante por notícias e cultura pop. Se você procura uma abordagem vibrante e envolvente, está no lugar certo!

Artigos: 1129