Logo
Virou notícia, virou Tag!

Aí sim: Você poderá cantarolar uma música para achá-la no YouTube

Recurso experimental do YouTube promete identificar canção apenas pela melodia

Facebook
Twitter
LinkedIn
Recurso experimental do YouTube promete identificar canção apenas pela melodia (foto: reprodução Tag Notícias)
Recurso experimental do YouTube promete identificar canção apenas pela melodia (foto: reprodução Tag Notícias)

A equipe por trás do YouTube revelou um novo recurso em fase de testes, focado em facilitar a identificação de músicas. Os participantes selecionados para o teste terão a oportunidade de utilizar a função de busca de voz no aplicativo do YouTube para Android, a fim de reconhecer uma música.

O recurso é flexível, permitindo que os usuários usem tanto o microfone para capturar o som que está tocando no ambiente quanto cantarolem um trecho da melodia, mesmo que seja apenas um conjunto de sons como “pá-pá-pá”, “lá-lá-lá” ou “hm-hm-hmm”.

Leia também: Meta lança IA capaz de traduzir textos e áudios para até 100 idiomas instantaneamente

O YouTube afirma que apenas três segundos de áudio são suficientes para identificar a música desejada. Caso a funcionalidade se prove eficaz, os resultados de busca exibirão vídeos oficiais, conteúdo criado por usuários e Shorts que incorporaram a faixa musical.

O teste do recurso será conduzido com uma parcela limitada de usuários ao redor do mundo, restrito por enquanto ao app do YouTube para dispositivos Android.

Reconhecimento de Melodias: Google e Concorrentes

Caso você não tenha acesso ao teste, ainda existem alternativas para identificar músicas com base em cantarolados.

O próprio Google já oferece uma funcionalidade semelhante: o aplicativo, o widget de busca e o Google Assistente têm a capacidade de identificar qual música o usuário está cantarolando ou assoviando.

Já existem alguns aplicativos que oferecem essa habilidade há anos, como o SoundHound e o Musixmatch. Por outro lado, o Shazam e a Siri, ambos desenvolvidos pela Apple, não têm essa capacidade, sendo necessário que a música real esteja tocando para que possa ser identificada.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira
Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.