Yanomami morre com tiro na cabeça e outros dois ficam feridos em ataque de garimpeiros à comunidade indígena

TAG Notícias

No último sábado (29), ocorreu um incidente trágico na comunidade Uxiu, localizada dentro da Terra Indígena Yanomami

Um indígena Yanomami de 36 anos perdeu a vida, enquanto outros dois, de 24 e 31 anos, foram feridos por garimpeiros ilegais na região.

Segundo o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami, os garimpeiros são responsáveis pelo ataque às vítimas.

O que você precisa saber:

  • Incidente trágico na comunidade Yanomami, com um indígena morto e dois feridos por garimpeiros ilegais.
  • Ilson Xiriana, agente indígena de saúde, morreu devido a ferimentos na cabeça.
  • Os feridos foram resgatados e levados para o hospital em Boa Vista.
  • Ministros responsáveis por questões indígenas foram acionados para investigar o ocorrido.
  • Feridos apresentavam ferimentos no abdômen, perna e lombar.
  • Território Yanomami tem sido alvo de garimpeiros ilegais há décadas, resultando em uma crise sanitária e humanitária grave.

 

Os feridos foram resgatados por equipes médicas de Surucucu, onde há uma unidade de referência em saúde, e transferidos para a capital Boa Vista nesta manhã. Infelizmente, Ilson Xiriana, que atuava como agente indígena de saúde (AIS), foi gravemente ferido na cabeça e chegou desacordado à unidade de saúde. Infelizmente, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu às 5h33 deste domingo.

A equipe de saúde trabalhou muito a noite inteira. Ele teve cinco paradas cardíacas, foi reanimado, mas na madrugada não aguentou e morreu. Os outros dois foram levados para Boa Vista”, disse Hekurari.

De acordo com os relatos iniciais recebidos por Hekurari, os garimpeiros chegaram à comunidade Uxiu e dispararam suas armas, sendo que alguns deles estavam com os rostos cobertos. Um dos feridos forneceu essas informações. Weibe Tapeba, secretário de Saúde Indígena, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, informou que acionou os ministros responsáveis por assuntos indígenas para investigar o ocorrido.

O secretário de Saúde Indígena – órgão ligado ao Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, disse ter acionado os ministros responsáveis por questões indígenas para apurar o caso.

“Tomamos o conhecimento já na manhã de hoje, que entre os três feridos, um indígena veio a óbito. O mesmo era agente indígena de saúde. Estamos em contato com a Ministra Nísia Trindade, Ministra Sônia Guajajara e Presidenta da Funai, Joênia Wapichana para tratar do caso. Os ministros Flávio Dino e de Direitos Humanos, Silvio Almeida, também já foram acionados”, informou Tapeba através das redes sociais.

+ Lula ganhou presente mega presente dos Emirados Árabes díficil de acreditar

Situação dos feridos

Ao chegarem na comunidade, os profissionais de saúde encontraram Ilson Xiriana desacordado, com um ferimento de bala no lado direito da cabeça. O indivíduo de 24 anos apresentava dois ferimentos de bala no abdômen e sangramento constante, enquanto o outro ferido, de 31 anos, tinha dois tiros no abdômen, dois na perna e estava vomitando muito. Além disso, a equipe identificou um ferimento na região lombar de um dos feridos. Ambos foram encaminhados para o hospital em Boa Vista. De acordo com Hekurari, o corpo de Ilson Xiriana também foi levado à capital para que a Polícia Federal possa realizar uma perícia.

O território Yanomami tem sido alvo de garimpeiros ilegais há décadas, resultando em destruição ambiental, insegurança, conflitos armados e impactos significativos na saúde dos indígenas. A atividade ilegal no território aumentou significativamente nos últimos anos, resultando em uma crise sanitária e humanitária grave. Para combater a atividade de garimpo, o governo federal realizou uma operação conjunta com agentes do Ibama, Funai, Força Nacional e Polícia Federal, além de fornecer atendimento médico aos indígenas doentes.

Débora Carvalho
Débora Carvalho

Uma apaixonada por histórias e uma contadora nata. Com base em Belo Horizonte, curso Jornalismo e alimento minha curiosidade incessante por notícias e cultura pop. Se você procura uma abordagem vibrante e envolvente, está no lugar certo!

Artigos: 1011