Voepass: posição de corpos indica que passageiros foram avisados sobre queda

Perícia revela detalhes sobre a queda da aeronave e estado dos passageiros; familiares das 62 vítimas já foram notificados
tragédia

O Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo concluiu na quarta-feira, 14, a identificação de todas as 62 vítimas do trágico acidente aéreo envolvendo um avião da companhia Voepass, que caiu em Vinhedo (SP) na sexta-feira, 9. A comunicação com os familiares das vítimas já foi realizada.

Leia também: MPE pede que PF investigue Marçal por dizer que Boulos cheira cocaína

Metodologia de Identificação

A equipe médica iniciou o trabalho de identificação imediatamente após a queda da aeronave, utilizando principalmente o reconhecimento digital. Em alguns casos, foi necessário recorrer ao histórico odontológico das vítimas para confirmar a identidade. Apesar da gravidade do acidente, não foi preciso realizar exames de DNA.

Posição dos Corpos e Detalhes da Queda

As autoridades revelaram que muitos dos passageiros foram encontrados em uma posição que indica que estavam conscientes da queda iminente. “Grande parte das vítimas encontradas nesse caso estavam com as mãos preservadas. Isso ajudou, inclusive, naqueles pouco carbonizados. Eu não sei se houve um comando da tripulação de que estavam em emergência ou se as pessoas perceberam essa queda acentuada. Mas muitos corpos estavam naquela posição”, declarou Mauricio Freire, diretor do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), durante uma coletiva de imprensa.

Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp

O impacto da queda, que ocorreu de uma altura de aproximadamente 4 mil metros, foi devastador. Segundo Claudinei Salomão, superintendente da Polícia Técnico-Científica, a morte dos passageiros e tripulantes foi instantânea. “O avião perdeu a sustentação e caiu de uma altura de 4 mil metros. Quando ele chegou ao solo, teve um impacto muito grande. Todos os passageiros e tripulantes tiveram morte instantânea por traumatismo”, explicou.

Esforço Multidisciplinar na Perícia

A operação de identificação mobilizou cerca de 40 profissionais, incluindo médicos, equipes de odontologia legal, antropologia e radiologia, que trabalharam exclusivamente com o apoio do IIRGD para concluir o trabalho o mais rápido possível.

Siga a gente no Google News para mais informações e atualizações sobre este e outros assuntos importantes.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2185

Deixe um comentário