Vírus do PIX se espalha em celulares e clientes do Nubank, PagSeguro e Inter correm risco

TAG Notícias

Saiba agora como se proteger desse vírus que vem se espalhando

Atenção: Uma nova versão evoluída do malware GoatRAT está infectando dispositivos Android e desviando as transferências PIX que clientes do Nubank, PagSeguro e Banco Inter andam fazendo. Essa ameaça é tão avançada que consegue burlar até mesmo o sistema de proteção de autenticação em duas etapas.

Assim, a empresa de segurança cibernética Cyble Research & Intelligence Labs explicou que, basicamente, esse malware cria uma tela falsa sobreposta ao aplicativo usado. Dessa forma, o usuário acaba inserindo credenciais e dados em uma página falsa, totalmente controlada pelos criminosos.

No caso do Nubank, a distribuição do vírus está sendo feito por meio de URL encurtada “nubankmodulo”, que redireciona o usuário para um site que é carregado a falsa página. E é neste momento que um arquivo maldoso com vírus é baixado para o celular da pessoa.

ASSIM É FEITO O GOLPE DO PIX

Antes de mais nada, é importante saber que os golpes, em sua imensa maioria, precisam de uma “participação” da vítima. Isso é uma boa notícia, ao passo que permite aos internautas se protegerem ao aderirem a certas medias de segurança online.

O GoatRAT, como já citado, pode simular uma página pertencente ao Nubank ou a outros bancos. Por meio dela, ele tenta se infiltrar nos celulares dos usuários desavisados, fazendo a vítima crer que se trata de uma aplicação legítima. Assim, há maneiras de se defender dessa ameaça.

 

Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

Artigos: 1561