Leia também: Marinho cobra impeachment de Moraes: “ministro do STF não pode agir acima da lei”
Gilmar Mendes expressou seu apoio a Moraes, afirmando que ele “enche a nação brasileira de orgulho”. Em sua defesa, Mendes ressaltou a importância de proteger aqueles que enfrentam ameaças, como Moraes, no combate à desinformação e ao abuso nas redes sociais. “Relatórios de notícias públicas que circulavam nas redes sociais. Não houve invasão de privacidade. A ideia era registrar dados relevantes sobre possíveis publicações criminosas para não perder as informações caso fossem apagadas“, explicou o ministro.
Veja o vídeo:
🚨URGENTE – Gilmar Mendes sai em defesa de Alexandre de Moraes e diz que ele “orgulha a nação brasileira” pic.twitter.com/gPzSWOiJZS
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) August 14, 2024
Conexões entre STF e TSE
A reportagem detalha como o setor de combate à desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), liderado por Alexandre de Moraes na época, atuou como uma extensão investigativa do gabinete do ministro no STF. As mensagens trocadas entre os auxiliares de Moraes revelam um fluxo de informações incomum entre os dois tribunais, com o TSE fornecendo dados para o inquérito do STF sobre questões eleitorais.
As conversas, obtidas pela reportagem, incluem mensagens de WhatsApp de assessores de Moraes, que demonstram a pressão e a frustração do ministro com a lentidão no cumprimento de suas ordens. “Vocês querem que eu faça o laudo?”, questionou Moraes em uma das mensagens, enquanto um assessor comentou: “Ele cismou. Quando ele cisma, é uma tragédia”.
Siga a gente no Google News para mais atualizações sobre este e outros temas importantes.