Vereadores de cidades em SP são suspeitos de se aliar a facção para fraude

fim da linha

O Ministério Público de São Paulo deu início, nesta terça-feira (16), a uma nova operação visando desarticular um grupo suspeito de fraudar licitações em todo o estado, associado ao PCC. A ação tem como alvo uma quadrilha vinculada à facção criminosa, que utilizava empresas fictícias para burlar concorrências públicas e assegurar contratos de mão de obra terceirizada com diversas prefeituras.

Segundo as investigações, essa organização contava com o apoio e a participação de agentes públicos, incluindo vereadores. Os contratos sob análise totalizam mais de R$ 200 milhões nos últimos anos, envolvendo diversos municípios, como Guarulhos, São Paulo, Ferraz de Vasconcelos, Cubatão, Arujá, entre outros.

Leia também: Google vai transformar celular em computador portátil; mudanças podem aparecer no Android 15

Operação Fim da Linha

A ação, intitulada “Operação Fim da Linha”, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e a Polícia Militar, resultou na expedição de mandados de busca e apreensão em 42 endereços, além de 15 mandados de prisão temporária.

Até o momento, 14 pessoas foram detidas, incluindo três vereadores de Santa Isabel, Cubatão e Ferraz de Vasconcelos. As investigações apontam para simulação de concorrência, corrupção de agentes públicos e políticos, além de outros crimes como fraude documental e lavagem de dinheiro.

Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp

Essa operação sucede a “Operação Fim da Linha”, que na semana anterior resultou na prisão de dirigentes de empresas de ônibus da capital paulista também ligados ao PCC. As empresas Transwolff e UPBus estavam sob investigação por lavagem de dinheiro da organização criminosa.

Para se manter atualizado sobre essa e outras notícias, siga a gente no Google News.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 1924

Deixe um comentário