Urgente: PF quer pedir prisão de Bolsonaro caso ele não retorne ao Brasil até o fim de abril

TAG Notícias

Bolsonaro buscou refúgio nos Estados Unidos desde o final do ano passado

A Polícia Federal está estudando a possibilidade de requerer a prisão de Jair Bolsonaro (PL), caso o ex-presidente não retorne ao Brasil até o final de abril.

+ Ministério Público Federal processa Ratinho e pede indenização de R$ 2 milhões

Segundo informações da jornalista, Carolina Brígido, do portal UOL, os investigadores avaliam que “se ele continuar nos Estados Unidos, fica então configurada a ‘evasão do distrito da culpa’, previsto no artigo 302 do Código de Processo Penal como requisito para justificar a prisão cautelar de uma pessoa investigada”.

Bolsonaro viajou rumo aos Estados Unidos no dia 30 de dezembro de 2022, faltando dois dias para o término do seu mandato, e não há previsão para o seu retorno ao Brasil. O ex-presidente é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pela suspeita de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro.

A possibilidade de prisão de Bolsonaro ganhou ainda mais força nos último dias, após a revelação de que ele tentou receber de forma ilegal jóias avalias em R$ 16,5 milhões dadas pela monarquia saudita e que, por lei, deveriam ser incorporados ao patrimônio da União, e não acervo pessoal.

“Segundo investigadores da PF, se a caixa com joias masculinas não for apresentada publicamente, endereços ligados a Bolsonaro podem ser alvo de busca e apreensão”, destaca a reportagem.

Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

Artigos: 1708