Três vidas foram ceifadas e outras três pessoas foram hospitalizadas após ingerirem um milkshake contaminado em uma filial da rede de lanchonetes Frugals, situada em Washington, nos Estados Unidos. As autoridades de saúde revelaram que a bebida estava contaminada com a bactéria Listeria devido à má higienização da máquina de preparo.
Leia também: Casos de sífilis disparam na população adulta e em bebês pós-pandemi
Segundo informações do Departamento de Saúde do Estado, a Listeria é responsável por desencadear a listeriose, uma doença alimentar grave com taxas significativas de mortalidade, como indicado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). A máquina que preparou a bebida não passou por uma limpeza adequada, permitindo a presença dessa bactéria perigosa.
De acordo com reportagens do portal Business Insider, a lanchonete tomou medidas corretivas desde o início de agosto, cessando o uso da máquina contaminada. Entretanto, a listeriose pode permanecer incubada por um período de 3 a 70 dias antes de se manifestar clinicamente. Os casos de contaminação ocorreram entre 27 de fevereiro e 22 de julho deste ano.
A Listeria é conhecida por ser um micro-organismo oportunista, atingindo principalmente pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos, como imunodeprimidos, gestantes, recém-nascidos e idosos. Todos os clientes que consumiram o milkshake contaminado pertenciam a esse grupo de risco, de acordo com informações disponíveis.
Em resposta à tragédia, a Frugals divulgou um comunicado nas redes sociais no sábado (19), anunciando a suspensão das vendas de milkshakes em todas as suas filiais equipadas com máquinas de produção da bebida. A empresa ressaltou que os equipamentos passarão por testes rigorosos para detectar a presença da bactéria.
A empresa expressou seu pesar e compromisso com a resolução desse grave incidente, declarando: “Estamos com o coração partido e lamentamos profundamente qualquer dano que nossas ações possam ter causado”. Além disso, a rede de lanchonetes comprometeu-se a colaborar plenamente com as investigações e a implementar medidas para evitar a repetição de episódios similares no futuro.