Tragédia gera “cidades fantasmas” e turismo gaúcho tenta sobreviver às chuvas

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 94% dos estabelecimentos no estado registraram queda no faturamento
turismo abalado

O inverno gaúcho, tradicionalmente movimentado em cidades como Gramado, na Serra Gaúcha, enfrenta um cenário desolador neste ano. As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul causaram deslizamentos de encostas, deixando um rastro de destruição e mortes.

Leia também: Bares e restaurantes esperam faturar mais em junho com o Dia dos Namorados

Cidades fantasmas e restaurantes vazios marcam a realidade do turismo gaúcho. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 94% dos estabelecimentos no estado registraram queda no faturamento, um reflexo direto da escassez de visitantes.

A logística se tornou o principal obstáculo para a retomada do setor. Estradas interditadas e a operação limitada do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre dificultam a chegada de turistas ao estado. O temor dos empresários é que as imagens da tragédia afastem os viajantes por um período mais longo do que o necessário, prejudicando ainda mais a economia local.

Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp

Para amenizar os impactos e auxiliar na retomada do turismo, o governo do estado solicitou R$ 1 bilhão do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). O setor hoteleiro, por sua vez, cobra medidas de apoio mais abrangentes, como crédito facilitado e agilidade do setor financeiro para auxiliar os estabelecimentos neste momento crítico.

O futuro do turismo no Rio Grande do Sul é incerto. A depender da capacidade de recuperação da infraestrutura e da retomada da confiança dos visitantes, o estado poderá voltar a ser um dos principais destinos turísticos do país.

Acompanhe as últimas notícias sobre o turismo no Rio Grande do Sul no Google News.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2075

Deixe um comentário