Logo
Virou notícia, virou Tag!

Terremoto: Número de mortos no Marrocos dispara e passa de 2.000

Novas informações confirmam que o número de vítimas do terremoto passou dos 2 mil

Facebook
Twitter
LinkedIn
Terremoto em Marrocos deixa mais de 2 mil mortos
Terremoto em Marrocos deixa mais de 2 mil mortos (Foto: Reprodução / Tag Notícias)

O número de vítimas mortais decorrentes do terremoto que abalou a região central do Marrocos na sexta-feira, 8 de setembro de 2023, aumentou para 2.012. Além disso, pelo menos 2.059 pessoas ficaram feridas, com 1.404 delas em estado crítico, de acordo com informações da agência de notícias Reuters.

Segundo os relatos da agência, o país decretou um período de três dias de luto nacional após o tremor. Este terremoto, o mais intenso na região desde 1969, teve seu epicentro registrado na cidade de Marrakech, marcando 6,8 pontos na escala Richter.

Leia também: Veja as condições que Moraes impôs a Cid para delação

A região norte do país está localizada entre as placas tectônicas africana e euro-asiática. Embora não seja incomum ocorrerem terremotos no Marrocos, abalos de tal magnitude não são habituais na região.

Terremoto em Marrocos deixa mais de 2 mil mortos
Terremoto em Marrocos deixa mais de 2 mil mortos

O professor George de França, do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), explicou em entrevista ao Poder360 que este terremoto é classificado como “intraplaca”, uma vez que ocorreu em uma área estável, afastada dos limites entre as placas tectônicas. O Marrocos encontra-se a 550 km ao sul do limite entre as placas da África e Eurásia.

Segundo o professor, o impacto do terremoto na região central do Marrocos pode ser comparado a 32 bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial.

Daniel Vicente
Daniel Vicente
Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!