Logo
Virou notícia, virou Tag!

Spotify clona voz de podcasts com AI e transforma criadores em poliglotas

Spotify e OpenAI unem forças para traduzir podcasts com autenticidade

Facebook
Twitter
LinkedIn
Spotify clona voz para traduzir podcast com AI (Foto: Reprodução / Tag Notícias)
Spotify clona voz para traduzir podcast com AI (Foto: Reprodução / Tag Notícias)

O Spotify está prestes a revolucionar a internacionalização de podcasts por meio de uma parceria estratégica com a OpenAI, que possibilita a tradução de episódios para diversos idiomas utilizando a voz original dos próprios criadores de conteúdo.

Inicialmente, esta inovadora tecnologia está sendo submetida a testes com um grupo seleto de produtores de conteúdo, abrangendo traduções do inglês para o espanhol e o francês, com o alemão sendo o próximo idioma contemplado.

Leia também: AlmapBBDO cria “Pede pra Alexa”, para reforçar relação de assistente com os brasileiros

A importância do avanço

A introdução desta nova ferramenta de tradução de voz do Spotify representa uma oportunidade significativa para globalizar a audiência de podcasts. Isso permitirá que os criadores de conteúdo alcancem públicos em diferentes idiomas de uma forma mais autêntica e pessoal.

No entanto, essa inovação também levanta questões éticas relacionadas à segurança e à privacidade, o que tem influenciado a acessibilidade desta tecnologia.

Como funciona

A tecnologia opera utilizando a avançada ferramenta Whisper desenvolvida pela OpenAI, que é capaz de transcrever e traduzir episódios de maneira precisa. Além da tradução, essa ferramenta também sintetiza a voz do criador de conteúdo no idioma de destino, proporcionando uma experiência auditiva autêntica e envolvente.

Leia também: Spotify gera R$ 1 bilhão de receita a artistas brasileiros

Uma Experiência Genuína Ziad Sultan, Vice-Presidente de Personalização do Spotify, destacou que “ao unir a própria voz do criador de conteúdo, a Tradução de Voz oferece aos ouvintes de todo o mundo o poder de descobrir e se inspirar por novos podcasters de uma maneira mais autêntica do que nunca”. Este avanço tecnológico promete transformar a forma como os podcasts são compartilhados e apreciados globalmente.

Daniel Vicente
Daniel Vicente
Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!