Logo
Virou notícia, virou Tag!

Som da Liberdade: Homem que inspirou filme é acusado de abuso por mulheres

Som da Liberdade: Tim Ballard é acusado de abuso sexual por grupo de mulheres

Facebook
Twitter
LinkedIn
Tim Ballard é acusado por várias mulheres de abuso | Foto: YouTube / Reprodução
Tim Ballard é acusado por várias mulheres de abuso | Foto: YouTube / Reprodução

Tim Ballard, o homem que inspirou o filme “Som da Liberdade”, enfrenta novamente alegações de má conduta por parte de um grupo de mulheres anônimas que anteriormente faziam parte da Operation Underground Railroad (OUR), uma organização que ele fundou. Essa revelação foi noticiada pela Rolling Stone.

Leia também: Com greve de Metrô e CPTM, São Paulo deve ter 3ª feira de caos

Em uma declaração recente divulgada pela advogada Suzette Rasmussen na quinta-feira, dia 28, essas mulheres, que optaram por permanecer anônimas, reiteraram seu compromisso de combater o tráfico humano. Elas vieram à público com alegações de terem sofrido “assédio sexual, manipulação espiritual, coerção e má conduta sexual” durante o período em que trabalharam na organização.

Em sua declaração, essas mulheres afirmaram: “Embora valorizemos nossa privacidade enquanto trabalhamos para reconstruir nossas vidas, também sentimos a responsabilidade de falar e afirmar inequivocamente a verdade dessas alegações.” Elas reconhecem os riscos associados a desafiar alguém tão proeminente quanto Tim Ballard, mas optaram por manter o anonimato por enquanto.

Som da Liberdade em cartaz no cinemas (Foto: Reprodução)
Som da Liberdade em cartaz no cinemas (Foto: Reprodução)

Tim, que recentemente renunciou ao seu cargo na organização em meio a acusações de má conduta sexual, negou publicamente essas alegações, rotulando-as como “fabricações infundadas projetadas para me destruir e destruir o movimento que construímos para combater o tráfico e a exploração de crianças vulneráveis.”

Leia também: Brasil está entre os países que mais desperdiçam comida no mundo

Apesar de sua renúncia, essas alegações persistem. Sete mulheres vieram a público com relatos de avanços indesejados por parte de Tim, como solicitar que elas se passassem por sua esposa durante viagens ao exterior, compartilhar a mesma cama e tomar banho juntos. Também foi relatado que ele enviou uma foto de si mesmo de roupa íntima para uma das mulheres, questionando sobre seus esforços para salvar crianças.

Condenação

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, à qual Ballard é membro, condenou suas ações como “moralmente inaceitáveis”, conforme relatado pela Vice.

Enquanto isso, o filme “Som da Liberdade”, produzido pelo estúdio americano Angel Studios, se tornou o filme mais assistido no Brasil no último fim de semana. Este “blockbuster de direita” foi visto por mais de 240.000 pessoas no país, embora a distribuição gratuita de ingressos do filme tenha gerado controvérsias.

Daniel Vicente
Daniel Vicente
Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!