A operação brasileira da rede espanhola de supermercados Dia deu entrada, nesta quinta-feira (21), com um pedido de recuperação judicial na Justiça de São Paulo, com o objetivo de reverter sua atual situação econômica e financeira. O valor da ação chega a quase R$ 1,1 bilhão, refletindo os desafios enfrentados pela empresa no mercado nacional.
Desde sua chegada ao Brasil em 2001, a rede tem feito investimentos no país, porém, segundo a empresa, esses esforços não trouxeram os retornos esperados. A decisão pelo pedido de recuperação judicial vem após o anúncio de um processo de reestruturação, que incluiu o fechamento de 343 lojas e três armazéns na semana anterior.
Leia também: Defesa de Robinho pede habeas corpus, e ministro Luiz Fux é escolhido relator
Apesar do fechamento de diversas unidades, a rede continuará operando 244 lojas no Estado de São Paulo, onde concentra a maioria de seus negócios no Brasil. A decisão de concentrar operações em São Paulo visa otimizar a rede logística e reduzir custos, priorizando as regiões com maior rentabilidade.
Os desafios enfrentados pela operação brasileira incluem resultados negativos persistentes, especialmente nos últimos anos, impactados pelo preço das commodities e pela expansão de concorrentes no modelo atacarejo. A reestruturação busca redirecionar recursos para mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento, como a Espanha e a Argentina.
É importante destacar que o pedido de recuperação judicial se restringe à operação do Dia Brasil, sem afetar a situação financeira na Espanha e na Argentina. O resultado geral da companhia em 2023 foi negativo, com um prejuízo líquido significativo no Brasil, conforme o balanço divulgado em fevereiro.
Fique por dentro das últimas notícias. Siga a gente no Google News para mais atualizações em tempo real.