Rappi Turbo: App tem estratégia e quer virar seu novo mercadinho de bairro

NOVA CONCORRÊNCIA

Quando a churrasqueira é acesa ou a festa de família começa, todos já têm em mente quantas cervejas pretendem tomar – ou quantas já levaram. Mas, horas depois, quando os números começam a se misturar, a sede aumenta e as conversas se tornam cada vez mais animadas, é quando a necessidade de reposição se torna urgente.

Leia também: Heineken nega mudanças na fórmula e paga anúncio no Google após ser criticada por clientes

É nesse momento que as entregas rápidas se tornam um verdadeiro salva-vidas. E nesse quesito, o Rappi Turbo se destaca. Em seus três anos de operação no Brasil, essa funcionalidade tem sido essencial, e a queridinha do público, a Heineken, sempre esteve no top 10 dos pedidos – atualmente, é a líder da lista. Ao longo desses 36 meses, foram mais de 13 milhões de pedidos de todos os tipos de produtos.

No entanto, o Turbo está evoluindo. Indo além de uma simples entrega de conveniência, agora ele quer ser o mercadinho do seu bairro, com uma variedade ainda maior de produtos. Dos atuais 2.500, o Rappi pretende ampliar para 3.500, mantendo a promessa de entregar tudo em até 10 minutos na sua porta.

Rodrigo Vasconcelos, Head do Rappi Turbo no Brasil, afirma: “Nós queremos ser a extensão da dispensa e da geladeira do consumidor. Hoje, a visão é quanto custa um metro quadrado em um apartamento nas grandes cidades onde operamos. Esse é um custo que a pessoa não precisa ter, uma vez que ela tenha confiança que, ao pedir no Rappi Turbo, ela vai receber de fato”.

Prestes a completar um ano no cargo, Vasconcelos está liderando essa transformação no negócio. Antes disso, ele teve sua própria startup de delivery em Minas Gerais e passou três anos como COO da operação do Zé Delivery, o app de bebidas ao consumidor final da Ambev.

A ambição do Rappi é que todas as dark stores estejam adaptadas ao novo modelo de negócio até meados do próximo ano. Para isso, a empresa está buscando novos espaços, com capacidade para atender à nova demanda. Na prática, são lojas com cerca de 600 metros quadrados, que podem armazenar até 50 mil itens.

Atualmente, o Rappi Turbo conta com 50 lojas no Brasil, todas próprias, distribuídas por 12 cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Ceará.

Momento Rappi Turbo no Brasil

Além da comodidade, o apelo também estará no preço, previsto para cair em torno de 15%. Segundo Vasconcelos, o Rappi Turbo vai utilizar uma ferramenta de inteligência de preços para alinhar o valor dos produtos com os encontrados em mercadinhos nas regiões em que atua.

“O grande ponto ao baixar esse preço é que podemos ganhar muito no crescimento do tíquete médio porque o lucro bruto por pedido é muito mais importante para nós do que o viés de margem”, diz ele. De acordo com os cálculos da empresa, nesta equação, o tíquete médio das compras tende a subir em torno de 30%.

Essa evolução no modelo chega após a operação ter passado por um ano de ajustes e registrar o terceiro mês de fluxo de caixa positivo. “Nós passamos um ano aqui entendendo que, para escalar, nós precisávamos ser rentáveis”, diz Vasconcelos, sobre um processo que demandou análise dos custos, o desenho de fluxos operacionais e ajustes nas rotinas do dia a dia.

Os passos ajudaram a empresa a crescer 41% no conceito de vendas em mesmas lojas no ano passado. Neste ano, o desafio é superar 70%. Atualmente, a unidade brasileira é a segunda em receita, ficando atrás apenas da Colômbia, país de origem do Rappi.

Além da estrutura das lojas, as dark stores estão prestes a ganhar um coirmão: o Rappi Turbo Restaurantes. Com a mesma proposta de entrega em 10 minutos, a versão já opera na Colômbia e aqui está em testes com as redes Habib’s e Fatz Delícias.

Siga a gente no Google News e fique por dentro das últimas novidades do Rappi Turbo!

Daniel Vicente
Daniel Vicente

Sou um entusiasta da informação, natural de Brasília. Atualmente, mergulho nos estudos de Ciências Políticas. Aqui, você encontrará análises aprofundadas sobre política, economia e assuntos globais. Vamos explorar juntos o vasto universo do conhecimento!

Artigos: 1823

Deixe um comentário