Quem é Claudia Sheinbaum, primeira mulher eleita presidente do México?

Cientista e Ex-prefeita, Claudia Sheinbaum Marca uma Nova Era na Política Mexicana
"la Doctora"

Conhecida como “la Doctora” por suas credenciais acadêmicas brilhantes, Claudia Sheinbaum é uma física com doutorado em engenharia energética, ex-prefeita de uma das cidades mais populosas do mundo e membro do painel de cientistas climáticos das Nações Unidas que recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

E, no domingo (2), ela se tornou a primeira mulher e a primeira pessoa de herança judaica a ser eleita presidente do México.

Leia também: Bares e restaurantes esperam faturar mais em junho com o Dia dos Namorados

Uma Conquista Histórica

Sheinbaum venceu com cerca de 60% dos votos na maior eleição da história do México, marcando uma conquista histórica em um país majoritariamente católico e conhecido por sua cultura profundamente patriarcal. Aos 61 anos, ela está prestes a substituir o presidente em fim de mandato, Andrés Manuel López Obrador, seu aliado de longa data, cujos programas de bem-estar social tiraram muitos mexicanos da pobreza, tornando seu partido de esquerda, o Morena, favorito nas pesquisas.

“Nossa obrigação é e sempre será cuidar de cada mexicano sem distinção,” disse Sheinbaum em um discurso na manhã de segunda-feira (3). “Embora muitos mexicanos não concordem totalmente com nosso projeto, teremos que caminhar em paz e harmonia para continuar construindo um México justo e mais próspero.”

De Cientista a Líder Política

Após a migração de seus avós maternos da Europa para escapar do Holocausto, Sheinbaum nasceu na Cidade do México em 1962 – uma cidade que ela serviria em vários cargos ao longo de décadas. Enquanto estudava na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), envolveu-se na política estudantil, protestando contra a privatização da educação pública. Após se formar, estudou engenharia energética na Universidade da Califórnia, Berkeley, onde se tornou fluente em inglês e obteve um mestrado, antes de retornar à UNAM para estudos de doutorado.

Sheinbaum entrou na política em 2000, quando foi nomeada secretária de meio ambiente da Cidade do México por Obrador, então chefe do governo da cidade. Após deixar o cargo em 2006, ela se dedicou ao estudo da energia, juntando-se ao Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e tornando-se parte da equipe que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007.

Desafios à Frente

Se a constituição permitisse, o México provavelmente teria reeleito Obrador, um político popular conhecido por suas iniciais AMLO. Após surfar na onda de popularidade de AMLO, alguns questionaram se Sheinbaum conseguirá se distanciar suficientemente de seu aliado de longa data.

O jornalista Jorge Zepeda, biógrafo de Sheinbaum, argumentou que, uma vez no cargo, ela provavelmente revelará sua própria plataforma gradualmente: primeiro agirá como “a discípula fiel do líder”, antes de oferecer “vislumbres” de seu próprio programa, cuidando para não provocar instabilidade na base do movimento.

Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp

Relações EUA-México

Tanto o México quanto os EUA estão realizando eleições em 2024, algo que acontece apenas uma vez a cada 12 anos, e ocorre em um momento de transição no relacionamento entre os dois países. Sheinbaum assumirá o cargo apenas um mês antes dos americanos irem às urnas em novembro, onde a imigração é um dos principais temas na pauta de Joe Biden e Donald Trump.

O México é um aliado-chave dos EUA em uma série de questões, desde o comércio até o combate ao tráfico de drogas e a gestão da imigração. Ex-oficiais e atuais dos EUA frequentemente descrevem o relacionamento entre o presidente Joe Biden e o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador como amigável e profissional – e antecipam um relacionamento produtivo com a próxima presidente do México. A administração Biden provavelmente precisará do apoio e assistência do México para executar novas políticas de imigração.

Para mais atualizações sobre Claudia Sheinbaum e as eleições no México, siga a gente no Google News. Clique aqui e fique informado com as últimas notícias e análises.

Acompanhe de perto o desenvolvimento dessa nova era política no México e saiba como a liderança de Sheinbaum pode influenciar as relações internacionais e a política interna do país.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2075

Deixe um comentário