Logo
Virou notícia, virou Tag!

PT confirma apoio a Boulos na disputa pela prefeitura de SP em 2024

Haddad e Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, estiveram presentes no evento e enfatizaram a importância da união entre os partidos de esquerda

Facebook
Twitter
LinkedIn
O PT confirmou neste sábado (5) o apoio ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) na disputa pela prefeitura de São Paulo em 2024 (foto: reprodução - Tag Notícias)
O PT confirmou neste sábado (5) o apoio ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) na disputa pela prefeitura de São Paulo em 2024 (foto: reprodução - Tag Notícias)

Neste sábado, 5, durante o congresso realizado em São Paulo, o Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou seu apoio ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) na disputa pela prefeitura de São Paulo em 2024. O nome do parlamentar já era cotado desde as eleições de 2022, quando ele considerou a candidatura ao governo de São Paulo, mas desistiu em prol da candidatura de Fernando Haddad (PT), que atualmente ocupa o cargo de ministro da Fazenda. Haddad e Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, estiveram presentes no evento e enfatizaram a importância da união entre os partidos de esquerda.

Gleisi Hoffmann elogiou a militância petista e saudou Fernando Haddad, que foi presidente do PT e prefeito de São Paulo entre 2013 e 2017. A presidente do PT destacou a união entre o partido e o PSOL na candidatura de Boulos à prefeitura paulista e ressaltou a importância de derrotar o bolsonarismo e os candidatos apoiados pelo presidente Bolsonaro.

Leia também: EUA: eleições de 2024 caminham para novo embate entre Trump e Biden

“É uma alegria muito grande estar aqui com vocês, com essa energia, com essa mobilização, esse partido vivo”, iniciou Gleisi em seu discurso. “[Quero] fazer uma saudação muito carinhosa e também um agradecimento. Eu não tinha ainda me reunido com a militância de São Paulo, depois da eleição do presidente Lula. Se Lula subiu aquela rampa no Palácio do Planalto, se deve a essa militância aguerrida.”

“Temos que derrotar o bolsonarismo e os candidatos do Bolsonaro. Este prefeito que está aí, um atraso, e já está fazendo acordo com o PL”

O apoio do PT a Boulos representa uma tentativa de fazer frente ao núcleo bolsonarista que provavelmente apoiará o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), na disputa do próximo ano. O partido aposta na imagem que Boulos construiu nas eleições de 2020, quando chegou ao segundo turno contra Bruno Covas (PSDB), perdendo por uma diferença de 1 milhão de votos.

Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito de São Paulo, ao lado de Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente da República (foto: Alesp - reprodução Tag Notícias)
Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito de São Paulo, ao lado de Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente da República (foto: Alesp – reprodução Tag Notícias)

Nosso canal no WhatsApp

No entanto, a decisão de apoiar Boulos gerou insatisfação entre os irmãos Tatto, que esperavam que a legenda indicasse um deles para a disputa pela prefeitura. Nos bastidores, a ideia era lançar Jilmar Tatto, que concorreu ao cargo em 2020, mas a campanha não atingiu o desempenho esperado e ficou em sexto lugar.

 

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira
Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.