Veja as condições, órgãos e vagas que serão abertas
Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil registrou um aumento para 8,8% no primeiro trimestre deste ano, resultando em cerca de 9,4 milhões de pessoas sem ocupação atualmente.
No entanto, uma excelente notícia chegou para aqueles que buscam oportunidades de trabalho. O Governo Federal autorizou a abertura de 9.450 novas vagas, entre temporárias e fixas, para concursos públicos ao longo de 2023. Além disso, diversos órgãos, como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o próprio IBGE, estão realizando processos seletivos.
+ CONFIRMADO: INSS libera carteira que dá descontos em farmácias, cinemas, shows e vários serviços
O IBGE concentra a maior parte das vagas disponíveis, com mais de 8 mil oportunidades temporárias. Há também outras 1.450 vagas autorizadas para concursos em órgãos como o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Ciência e o Ministério do Meio Ambiente, entre outros.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, os cargos requerem escolaridade de nível superior e intermediário. No caso do IBGE, são oferecidas 8.141 vagas temporárias, distribuídas da seguinte forma:
- Codificador;
- Agente censitário e mapeamento;
- Agente de pesquisas e mapeamento;
- Supervisor de coleta e qualidade;
- Agente de pesquisa por telefone;
- Supervisor de pesquisa;
- Analista em ciência e tecnologia;
- Pesquisador;
- Tecnologista.
Já a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) disponibiliza 502 vagas, exigindo escolaridade de nível superior e intermediário. Entre os cargos disponíveis estão:
- Agente em indigenismo;
- Administrador;
- Antropólogo;
- Arquiteto;
- Arquivista;
- Assistente social;
- Bibliotecário;
- Contador;
- Economista;
- Engenheiro, engenheiro agrônomo e engenheiro florestal;
- Estatístico;
- Geógrafo;
- Indigenista especializado;
- Psicólogo;
- Sociólogo;
- Técnico em assuntos educacionais e técnico em comunicação social.
Por sua vez, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima está oferecendo 98 vagas para o cargo de analista ambiental, que exige escolaridade de nível superior.
O Ministério das Relações Exteriores também está com oportunidades disponíveis, contando com 30 vagas para o cargo de terceiro-secretário, requerendo escolaridade de nível superior.
Com essa autorização do Governo Federal para a abertura de novas vagas em concursos públicos, espera-se que haja uma redução na taxa de desemprego e uma maior inserção de profissionais no mercado de trabalho.