Presidente argentino, Javier Milei, recusa convite para integrar o Brics e manifesta posicionamento

TAG Notícias

O presidente da Argentina, Javier Milei, enviou uma carta ao Brasil expressando sua decisão de recusar a entrada de seu país no Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O convite para a adesão da Argentina e outros cinco países foi feito em agosto deste ano, com a formalização prevista para 1º de janeiro de 2024, caso aceitassem.

Na carta, Milei justifica sua posição afirmando que não considera “oportuna” a participação da Argentina no bloco e menciona a revisão de decisões tomadas pela gestão anterior, incluindo a criação de uma unidade especializada para a participação ativa no Brics.

Leia também: Lula termina 2023 com rombo próximo a R$ 145 bilhões nas contas

A correspondência, recebida em Brasília em 22 de dezembro, foi enviada também aos líderes dos outros membros do Brics. Fontes do governo brasileiro informaram que o posicionamento de Buenos Aires não causou surpresa, pois a ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, já havia indicado em novembro que o país não aderiria ao bloco.

Milei, que durante sua campanha presidencial afirmou ser contrário à entrada da Argentina no Brics devido ao alinhamento geopolítico com os Estados Unidos e Israel, reiterou seu posicionamento na carta. Ele destacou: “Nosso alinhamento geopolítico é com os Estados Unidos e com Israel. Nós não vamos nos alinhar com comunistas.”

Veja a carta enviada pelo governo argentino em 22 de dezembro de 2023

A carta enviada pelo governo argentino negando convite para aderir ao Brics (Foto: Reprodução)
A carta enviada pelo governo argentino negando convite para aderir ao Brics (Foto: Reprodução)
Débora Carvalho
Débora Carvalho

Uma apaixonada por histórias e uma contadora nata. Com base em Belo Horizonte, curso Jornalismo e alimento minha curiosidade incessante por notícias e cultura pop. Se você procura uma abordagem vibrante e envolvente, está no lugar certo!

Artigos: 1129

Deixe um comentário