Por que tantos brasileiros estão se mudando para o Paraguai

TAG Notícias

A presença brasileira no Paraguai não se restringe à educação, mas se estende a diversos setores da economia, incluindo o agronegócio, o setor têxtil e de autopeças, entre outros

Brasileiros têm se destacado no Paraguai, não só nos negócios, mas também na educação. Felipe Monteiro, de 24 anos, é um dos milhares de brasileiros que decidiram estudar Medicina no país vizinho.

Felipe Monteiro, que é natural de Mazagão, no Amapá, descobriu sobre a possibilidade de estudar Medicina no Paraguai quando tinha 17 anos e desde então tem se preparado para essa carreira.

 

Felipe Monteiro, de Mazagão (AP), está cursando o quinto ano da faculdade de medicina no Paraguai — Foto: ARQUIVO PESSOAL via BBC
Felipe Monteiro, de Mazagão (AP), está cursando o quinto ano da faculdade de medicina no Paraguai — Foto: ARQUIVO PESSOAL via BBC

 

De acordo com estimativas oficiais, os brasileiros são quase a totalidade entre os universitários de Medicina no país. Felipe Monteiro afirma que em sua sala de aula, que tem 80 alunos, apenas 2 são paraguaios. O estudante destaca a diversidade de estados brasileiros representados pelos seus colegas, que vêm de regiões como Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rondônia, Acre e Amazonas.

Investidores brasileiros são atraídos pelo sistema de impostos, facilidades para exportação ao Brasil, oferta de energia elétrica e de mão de obra.

Segundo autoridades do governo, empresários e analistas ouvidos pela BBC News Brasil, a ampla presença brasileira no Paraguai já não está restrita aos chamados “brasiguaios”, termo utilizado para referir-se a brasileiros que se estabeleceram no país, principalmente no setor da soja. Em 2021, o Paraguai tornou-se o primeiro destino dos imigrantes brasileiros na América Latina, com cerca de 246 mil pessoas. Esse número representa quase 30 mil brasileiros a mais vivendo no país vizinho do que em 2016.

Estimativas locais apontam que o número pode ser ainda maior do que o oficial, já que nem todos os brasileiros se registram nos consulados, que são a base para o levantamento do Itamaraty. A presença brasileira no Paraguai representa quase metade do total de 596 mil brasileiros que vivem em outros países da América do Sul.

Com uma população de 6,7 milhões de habitantes, o Paraguai tem praticamente o triplo de cidadãos do Brasil do que a Argentina, que tem quase 46 milhões de habitantes e oficialmente 90 mil brasileiros. O Paraguai é o terceiro país do mundo, depois dos Estados Unidos (1,9 milhão) e de Portugal (275 mil), com a maior comunidade brasileira. A maior concentração de brasileiros fica em Ciudad del Este, onde vivem 98 mil brasileiros, mais do que os 80 mil de Buenos Aires, segundo dados oficiais.

Felipe Monteiro vive em Ciudad del Este e frequenta uma igreja evangélica fundada por brasileiros. Ele afirma que se sente praticamente em casa, pois mora a apenas dois quilômetros da Ponte da Amizade, que liga Ciudad del Este a Foz do Iguaçu, no Brasil, e os paraguaios da região falam português. O estudante pretende ser o primeiro médico da família e escolheu o Paraguai por conta do preço da universidade

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2024