Por orientação da Receita, Haddad vai devolver onça de ouro à Arábia Saudita

TAG Notícias

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após receber uma valiosa peça de ouro do Ministro de Investimento da Arábia Saudita, Khalid Al Falih, durante a visita da comitiva saudita ao Brasil, optou por devolvê-la à Embaixada do Reino da Arábia Saudita, em Brasília. Ainda não foi realizada uma avaliação para estimar o valor do presente.

O protocolo de oferta de presentes a autoridades públicas, segundo orientação do Secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, requer que haja aviso prévio ao cerimonial do órgão agraciado. O Ministério da Fazenda afirmou que, em virtude dessa norma, o Ministro Haddad seguirá prontamente a orientação e realizará a devolução da estátua de uma onça recebida do governo saudita.

Leia também: Doações via Pix para Bolsonaro incluem bilionário, ex-ministro do TSE e locutor de rodeio

A pasta ministerial esclareceu que, caso o governo da Arábia Saudita queira reenviar o agrado, será necessário seguir todos os trâmites exigidos pela legislação brasileira.

Além disso, o Ministro Haddad expressou sua gratidão pela visita de Khalid Al-Falih, Ministro de Investimentos da Arábia Saudita, em São Paulo, onde teve a oportunidade de apresentar detalhes do Plano de Transição Ecológica do governo brasileiro e ouvir sobre o interesse em relação às oportunidades de investimentos que o pacote pode atrair.

Vale lembrar que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está sob investigação por ter recebido joias e outros objetos de valor da Arábia Saudita sem seguir os trâmites legais. As investigações apontam que ele tentou retirar os presentes antes de deixar o país em direção aos Estados Unidos, numa tentativa de evitar a transmissão da faixa presidencial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo informações da Receita Federal, os presentes tinham um valor estimado de R$ 5 milhões.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2091