Planos de saúde limitam reembolsos para reduzir custos

restrições

Em busca de soluções para reduzir custos e manter a competitividade, diversas operadoras de planos de saúde têm adotado medidas que restringem as opções de reembolso, causando preocupação entre os usuários e especialistas em direitos do consumidor. O debate ganha destaque diante das recentes exigências, como a necessidade de registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) para liberação de pagamentos.

Leia também: Governo vai subsidiar arroz importado por causa da chuva no RS. Saco de 5kg não passará de R$ 20

Segundo Marina Paullelli, advogada do programa de Saúde do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a imposição do CNES para o pagamento do reembolso é considerada abusiva, uma vez que vai contra as previsões contratuais dos planos de saúde. Para ela, o consumidor não deve ser penalizado por entraves burocráticos que fogem ao escopo do contrato.

O advogado Rafael Robba, especialista em Direito à Saúde do escritório Vilhena Silva, relata um aumento nas reclamações sobre dificuldades em obter reembolso, especialmente para procedimentos como fonoaudiologia, psicoterapia e fisioterapia. Ele destaca que muitas operadoras têm solicitado documentação adicional não prevista nos contratos, gerando constrangimento e obstáculos para os beneficiários.

Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reforça que não há justificativa para a exigência do CNES para fins de reembolso, destacando que as operadoras não podem solicitar documentação além daquela prevista em contrato. Infrações a essas normas estão sujeitas a punições, incluindo multas significativas, conforme a legislação vigente.

Para se manter informado sobre seus direitos como consumidor e acompanhar mais notícias relacionadas à saúde e regulamentação do setor, siga a gente no Google News.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 1924

Deixe um comentário