PIX bate 200 milhões de transações em um dia e tem recorde

NOVO RECORDE

O Banco Central informou que as transações via PIX bateram um novo recorde na última sexta-feira (5): foram 201,6 milhões de operações em um único dia.

Recorde superado

O total de operações desta sexta superou as 178,7 milhões de transações registradas em 6 de março de 2024 – que era o recorde anterior.

Leia também: Cartão corporativo pagou R$ 8,5 mi em viagens internacionais de Lula

O recorde coincidiu com um dia de instabilidade registrada pelos bancos no acesso de clientes à plataforma. O BC, no entanto, disse que o serviço estava funcionando normalmente.

Adesão e popularidade

“Os números são mais uma demonstração da forte adesão de pessoas e empresas ao Pix, meio de pagamento lançado pelo Banco Central em novembro de 2020”, avaliou o Banco Central.

O PIX é um sistema de pagamentos em tempo real desenvolvido pelo Banco Central e está em funcionamento desde novembro de 2020.

Novas funcionalidades a caminho

O Banco Central prevê lançar uma nova funcionalidade para o PIX em 28 de outubro deste ano: o PIX automático.

Essa modalidade do PIX vai permitir que o cliente agende previamente pagamentos que ele já sabe que precisará fazer a empresas.

Leia também: Ciro Gomes chama senadora de “assessora de assuntos de cama” de ministro

O PIX automático poderá ser usado, por exemplo, para pagar:

  • contas de água e luz
  • escolas e faculdades
  • academias, condomínios
  • parcelamento de empréstimos

Outra modalidade do PIX, chamada de PIX agendado recorrente, também será obrigatória a partir de outubro de 2024. O PIX agendado poderá ser usado, por exemplo, para:

  • Mesada
  • Doação
  • Aluguel entre pessoas físicas
  • Prestação de serviço por pessoas físicas (como diarista, terapia, educador físico etc)

Siga a gente no Google News.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 1924

Deixe um comentário