Petrobras lança ferramenta digital que incentiva o abatimento de emissões de CO2

Plataforma custou R$2 milhões e dá acesso gratuito e online a dados de todo o país
inovação

A plataforma GIS CCUS Brasil reúne, em um único site, todas as informações públicas sobre captura e armazenamento de carbono (CCUS) no país. Online e gratuita, traz dados essenciais para a implementação de novos projetos, tais como as quantidades de CO2 emitidas, infraestrutura nacional existente e reservatórios potenciais para o armazenamento geológico.

Leia também: Lexus lança primeiro carro híbrido plug-in no Brasil; conheça o RX 450h+

A plataforma concorre ao prêmio ANP de Inovação 2024, já está disponível e pode ser acessada no endereço: https://www.pucrs.br/ipr/plataformaccus

“A Petrobras idealizou, patrocinou e acompanhou tecnicamente o desenvolvimento da Plataforma GIS CCUS Brasil com o objetivo de embasar as discussões, ampliar o conhecimento geral sobre a tecnologia, encorajar possíveis parcerias para implantação de projetos e estimular as regulamentações, normas, metas e incentivos para descarbonização das indústrias”, explica a diretora de Engenharia Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi.

A ferramenta foi desenvolvida em parceria com o Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR) da PUCRS e agrupa dados georreferenciados, organizados em um Sistema de Informações Geográficas (GIS) e possui base de dados própria contendo:

  • Localização e quantidade de emissões de mais de 1.500 fontes de CO2 de setores de difícil abatimento e de geração de energia;
  • 18 mil elementos de infraestrutura e logística
  • Mais de 370 mil áreas restritivas ou passíveis de proteção socioambiental;
  • Dados de 30.621 poços exploratórios, 14.900 levantamentos geofísicos, informações geológicas de 72 bacias sedimentares terrestres e marítimas;
  • Análise do potencial de armazenamento geológico de CO2 nas bacias sedimentares brasileiras;
  • Distribuição e espessura dos elementos dos sistemas de armazenamento, com destaque para a capacidade volumétrica de reservatórios salinos e campos de hidrocarbonetos depletados.
  • 4 painéis interativos específicos para a visualização espacial de fontes emissoras quantificadas, infraestrutura e logística, dados de subsuperfície e recursos de armazenamento.

Siga a gente no Google News para ficar por dentro das últimas notícias!

A Plataforma CCUS é alimentada com dados públicos prospectados de programas como Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (Reate) e Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos (Promar) e informações de fontes como o IPCC, fórum intergovernamental da ONU de mudanças climáticas; o GHG Protocol, protocolo internacional de medição e gerenciamento de emissões; Ministério de Ciência e Tecnologia.

Receba nossas notícias em tempo real no whatsapp

Além da plataforma web, o contrato de desenvolvimento prevê também a elaboração de um novo atlas de CCUS, com todo o conteúdo técnico-científico relacionado ao tema, com as informações dos reservatórios potenciais para armazenamento de CO2, levantados e qualificados durante o projeto. O documento, bilíngue, será publicado e ficará disponível para ser baixado, e deve ser lançado no início do ano que vem.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2185

Deixe um comentário