Países ricos têm que pagar dívida histórica por danos ambientais, diz Lula em Paris

Lula defende que países desenvolvidos paguem "dívida histórica" pelos danos ambientais causados pela revolução industrial
TAG Notícias

Presidente defende que países desenvolvidos paguem “dívida histórica” pelos danos ambientais causados pela revolução industrial

Em um evento realizado no coração de Paris, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo nesta quinta-feira, exigindo que as nações ricas financiem os países em desenvolvimento que possuem reservas florestais como forma de saldar uma “dívida histórica” com o planeta pelos danos ambientais causados.

Durante seu discurso diante da icônica Torre Eiffel, no evento intitulado “Power Our Planet” e que contará com a participação da banda Coldplay, Lula ressaltou que a Amazônia é um território soberano do Brasil, mas também um patrimônio da humanidade.

 

 

“Aqueles que poluíram o planeta nos últimos 200 anos foram aqueles que promoveram a revolução industrial. E é por isso que eles têm que pagar a dívida histórica que possuem com o planeta Terra”, declarou Lula, defendendo que os países desenvolvidos assumam a responsabilidade de financiar a preservação das florestas em países mais pobres.

Lula aproveitou a oportunidade para reafirmar seu compromisso com a meta de desmatamento zero na Amazônia até 2030 e convidou a plateia a visitar a região, que sediará a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30) em Belém, no mês de novembro de 2025.

Leia também: Desafeto de Bolsonaro, Macron se reúne com Lula em Paris

“No dia 1º de janeiro, quando assumi o cargo, assumi também a responsabilidade de alcançar o desmatamento zero na Amazônia até 2030”, afirmou Lula.

O presidente enfatizou que serão rigorosos com qualquer pessoa que tente derrubar árvores para plantar soja, milho ou criar gado, ressaltando que farão todos os esforços necessários para manter a floresta em pé.

Sarah Oliveira
Sarah Oliveira

Uma amante das palavras em uma jornada incessante de descoberta. Originária de São Paulo, encontro nas nuances da linguagem minha paixão. Com formação em Comunicação, tenho o prazer de guiar você pelos intrincados caminhos das notícias, oferecendo uma perspectiva única sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

Artigos: 2185